A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, adiou para a próxima semana a apresentação de sua nova equipe de comissários e suas respectivas áreas de atuação, conforme confirmaram fontes parlamentares à Euronews. A reunião que estava marcada para quarta-feira com os presidentes das facções políticas do Parlamento Europeu, onde seriam discutidos os avanços na formação da equipe de 26 comissários, não ocorrerá conforme o previsto.
O adiamento sugere que o processo de nomeação do novo “colégio” de comissários pode levar mais tempo do que inicialmente planejado. Parte do atraso se deve à recente mudança de última hora na nomeação da Eslovênia para a ex-diplomata Marta Kos, anunciada pelo governo esloveno na segunda-feira e que ainda precisa ser ratificada pelo parlamento do país.
Esse ajuste aconteceu após von der Leyen ter solicitado a alguns governos da UE a substituição de candidatos masculinos por mulheres, como parte de sua iniciativa para garantir paridade de gênero na nova equipe.
Na sexta-feira passada, um porta-voz da Comissão informou que a reunião de quarta-feira tinha como objetivo uma “troca de pontos de vista” sobre o andamento da formação da nova equipe, e não a apresentação da estrutura final. Espera-se que von der Leyen revele sua equipe e as respectivas funções durante a sessão plenária do Parlamento Europeu na próxima semana, em Estrasburgo.