“…uma inspiração para milhões e milhões de pessoas.”
O presidente Donald Trump anunciou na quinta-feira que realizará uma cerimônia em homenagem ao comentarista conservador Charlie Kirk e lhe concederá postumamente a Medalha Presidencial da Liberdade após o assassinato de Kirk em um evento em Utah.
A Medalha Presidencial da Liberdade é a maior honraria civil nos Estados Unidos. Trump fez o anúncio após prestar homenagem a Kirk durante seu discurso no Memorial Nacional do Pentágono do 11 de Setembro.
“Antes de começarmos, permitam-me expressar o horror e a dor que tantos americanos sentiram pelo hediondo assassinato de Charlie Kirk”, disse Trump. “Charlie foi um gigante de sua geração, um defensor da liberdade e uma inspiração para milhões e milhões de pessoas. Nossas orações estão com sua maravilhosa esposa, Erika, e seus lindos filhos.”
“Sentimos muita falta dele, mas não tenho dúvidas de que a voz de Charlie e a coragem que ele incutiu nos corações de inúmeras pessoas, especialmente jovens, permanecerão vivas”, continuou o presidente, acrescentando: “Tenho o prazer de anunciar que em breve concederei a Charlie Kirk, postumamente, a Medalha Presidencial da Liberdade. A data da cerimônia será anunciada, e só posso garantir uma coisa: teremos uma multidão enorme.”
Rapid Response 47 on Twitter / X
O presidente também ordenou que as bandeiras fossem baixadas a meio mastro na quarta-feira para homenagear Kirk, a quem ele chamou de “um verdadeiro grande patriota americano”.
Kirk, que foi fundamental para angariar apoio a Trump entre os jovens americanos nas eleições de 2024, foi assassinado durante uma de suas sessões de perguntas e respostas com estudantes universitários na Universidade de Utah Valley. Kirk fundou a Turning Point USA em 2012, aos 18 anos, e a organização rapidamente se tornou um dos grupos de defesa conservadora mais influentes do país.
O comentarista conservador foi levado às pressas para o Hospital Regional de Timpanogos, onde foi declarado morto “horas depois”, segundo as autoridades. O suposto assassino continua foragido e uma busca está em andamento.
Kirk era lembrado por seus muitos amigos, incluindo vários funcionários do governo Trump, por sua fé, patriotismo e amor à família. O vice-presidente JD Vance publicou uma longa homenagem a Kirk na noite de quarta-feira, elogiando sua capacidade de discutir respeitosamente questões políticas e religiosas com qualquer pessoa.
“Ele se aproximava dessas multidões hostis e respondia às suas perguntas”, escreveu Vance. “Se fosse uma multidão amigável e um progressista fizesse uma pergunta, sendo vaiado pela plateia, ele incentivava seus fãs a se acalmarem e deixarem todos falarem. Ele exemplificava uma virtude fundamental da nossa República: a disposição de falar abertamente e debater ideias.”