A Europa quer cooperar com os Estados Unidos, mas a UE está pronta para responder como uma só se Washington não lhe deixar escolha impondo tarifas sobre aço e alumínio, disse o chanceler alemão Olaf Scholz no domingo.
Falando na abertura da feira industrial de Hanover, que este ano tem o Canadá como país parceiro, Scholz também insistiu que o Canadá é um país independente.
O presidente dos EUA, Donald Trump, refletiu sobre a anexação do Canadá e se referiu ao país como o 51º estado dos EUA.
“Estamos ao seu lado!”, disse Scholz, acrescentando: “O Canadá não é um estado que pertence a mais ninguém. O Canadá é uma nação orgulhosa e independente.”
Abordando os planos de Trump de introduzir tarifas, Scholz disse que sua resposta às políticas “meu país primeiro” era mais livre comércio, maior competitividade e mais soberania tecnológica.
Scholz argumentou que a Europa não era ingênua, mas também não era fraca, e disse que as guerras comerciais prejudicam todos os lados.
“Então eu digo aos Estados Unidos: o objetivo da Europa continua sendo a cooperação. Mas se os EUA não nos deixarem escolha, como com as tarifas sobre aço e alumínio, nós, como UE, reagiremos como um só”.