Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 5 novembro, 2025
Início » Trump volta a indicar aliado de Musk para chefiar a Nasa

Trump volta a indicar aliado de Musk para chefiar a Nasa

Por Alexandre Gomes

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite desta terça-feira (4) que voltou a indicar o empresário Jared Isaacman para comandar a Nasa, a agência espacial americana.

“Nesta noite, tenho o prazer de indicar Jared Isaacman, um líder empresarial de sucesso, filantropo, piloto e astronauta, para o cargo de administrador da Nasa”, afirmou o presidente, na rede Truth Social.

“A paixão de Jared pelo espaço, sua experiência como astronauta e sua dedicação em expandir os limites da exploração, desvendar os mistérios do universo e impulsionar a nova economia espacial o tornam a pessoa ideal para liderar a Nasa rumo a uma nova e ousada era”, escreveu Trump.

Isaacman é CEO e fundador da empresa de processamento de cartões de crédito Shift4 e aliado do empresário Elon Musk, de cuja empresa espacial, a SpaceX, contratou voos particulares para o espaço. Em setembro de 2024, ele realizou a primeira caminhada espacial comercial, durante a missão Polaris Dawn.

A nomeação de Isaacman para a Nasa precisa ser aprovada pelo Senado americano. Trump já havia indicado o empresário para o cargo anteriormente, mas retirou a nomeação no final de maio e acusou Isaacman de ser apoiador da oposição democrata.

À época, a decisão foi encarada como uma represália contra Musk, com quem Trump já iniciava um bate-boca público que culminaria num agressivo rompimento via redes sociais em junho. Porém, nas últimas semanas, Musk e Trump vêm ensaiando uma reaproximação.

Se confirmado, Isaacman substituirá o administrador interino da Nasa, Sean Duffy, que vem acumulando o cargo com o posto de secretário de Transportes.

Em outubro, Duffy entrou numa disputa pública com Musk, ao afirmar que a SpaceX “está ficando para trás” na corrida espacial com a China e que o governo americano abriria o contrato que havia assinado com a empresa de Musk em 2021 para outras empresas espaciais, alegando que a SpaceX estendeu seus prazos e que a meta é voltar à Lua até o fim do segundo mandato de Trump, em janeiro de 2029.

Musk respondeu com ataques no X, onde escreveu que “Sean Dummy está tentando acabar com a Nasa!” (fazendo um trocadilho com o nome do secretário – dummy em inglês significa idiota) e publicou uma enquete: “Alguém que conseguiu fama subindo em árvores deveria comandar o programa espacial americano?”.

Foi uma referência ao passado de Duffy como campeão mundial em provas de escalada de velocidade.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.