O presidente eleito Donald Trump disse em uma entrevista publicada esta semana que não tem preocupações sobre quaisquer potenciais conflitos de interesse relacionados à liderança do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) por Elon Musk porque Musk ama os EUA mais do que suas empresas.
Trump fez os comentários em uma entrevista à TIME que foi publicada quando a revista anunciou que havia nomeado Trump como a “Pessoa do Ano”.
Perguntaram a Trump se a defesa de Musk por cortes na NASA poderia constituir um conflito de interesses, já que isso poderia beneficiar a SpaceX, a empresa espacial de Musk.
“Eu acho que Elon coloca o país muito antes de sua empresa”, disse Trump. “Quero dizer, ele está em muitas empresas, mas ele realmente está, e eu vi isso. Ele considera esse seu projeto mais importante, e ele queria fazê-lo. E, você sabe, eu acho, eu acho que ele é uma das poucas pessoas que teriam credibilidade para fazê-lo, mas ele coloca o país antes, e eu vi isso, antes de colocar sua empresa.”
Trump disse que os cortes eram desesperadamente necessários para controlar os gastos federais e incentivar o crescimento econômico.
“Olha, temos um país que está inchado com regras, regulamentos e com, francamente, pessoas que são desnecessárias”, disse Trump. “Vamos precisar de muitas pessoas em muitos outros empregos. Estamos procurando colocar pessoas em empregos do setor privado onde elas possam se sair melhor e ser mais produtivas. Vamos ver o que acontece. Temos alguns meses interessantes chegando, no começo. Vamos ver o que acontece. Mas este país está inchado.”