‘É muito parecido com o que tentaram fazer comigo’, disse o presidente dos EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se manifestou sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O republicano comentou o assunto nesta quinta-feira, 11, enquantava deixava a Casa Branca para embarcar para Nova York, onde tem compromissos oficiais.
“Achei que Bolsonaro foi um bom presidente do Brasil”, afirmou Trump, em conversa com jornalistas. “É muito surpreendente que isso possa acontecer. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de jeito nenhum. Mas só posso dizer o seguinte: o conheci como presidente do Brasil, e ele é um bom homem.”
Na última terça-feira, 9, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que os EUA poderão usar meios limitares para “proteger a liberdade de expressão ao redor do mundo”. A declaração foi uma resposta a uma pergunta sobre o julgamento do ex-presidente brasileiro.
“A liberdade de expressão é a questão mais importante dos nossos tempos”, ressaltou Karoline. “O presidente Trump leva isso muito a sério, e por isso tomamos ações contra o Brasil.”
Trump fala sobre a “condenação” de Bolsonaro.pic.twitter.com/nE7DZpVvns
— Allan Dos Santos (@allanconta5)September 11, 2025