Trump está pedindo que Zelensky e Putin cheguem a um acordo de paz e “parem o derramamento de sangue”.
O presidente Donald Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontraram na manhã de sábado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, para discutir as negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia.
O último encontro presencial que Trump teve com Zelensky ocorreu em fevereiro na Casa Branca e não terminou bem, com Trump dizendo que Zelensky não estava pronto para negociações de paz .
Trump e Zelensky se encontraram minutos antes do início do funeral do Papa Francisco, que ocorreu às 10h, horário de Roma, e às 4h, horário do leste. O Papa Francisco faleceu na segunda-feira de Páscoa, atraindo líderes do mundo todo a Roma.
A reunião teria durado cerca de 15 minutos, e Trump e Zelensky continuarão as conversas. A reunião desta vez, segundo ambas as partes, foi mais tranquila do que a última presencial.
Zelensky disse no X que eles tiveram uma “boa reunião” e agradeceu ao presidente Trump.
“Discutimos muito, cara a cara. Na esperança de resultados em tudo o que abordamos”, escreveu Zelensky. “Protegendo as vidas do nosso povo. Cessar-fogo total e incondicional. Paz confiável e duradoura que impedirá que outra guerra ecloda. Uma reunião muito simbólica com potencial para se tornar histórica, se alcançarmos resultados conjuntos. Obrigado [Presidente Trump].”
Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський on Twitter / X
Um porta-voz da Casa Branca disse que a dupla “se encontrou em particular hoje e teve uma discussão muito produtiva”, de acordo com uma reportagem da CNN.
Mathieu von Rohr on Twitter / X
Na sexta-feira, Trump disse que a Rússia e a Ucrânia estavam “muito próximas” de um acordo de paz e pediu que a alta liderança dos países “concluísse o acordo”.
Trump fez os comentários no Truth Social logo após desembarcar em Roma para o funeral de sábado. No mesmo dia, o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, chegou a Moscou para conversar com o presidente Vladimir Putin e outras autoridades russas de alto escalão e pressionar por um acordo de paz.
“Acabei de desembarcar em Roma. Um bom dia de negociações e reuniões com a Rússia e a Ucrânia”, disse o presidente. “Eles estão muito perto de um acordo, e os dois lados devem agora se reunir, em níveis muito altos, para ‘concluí-lo’. A maioria dos pontos principais está acertada. Parem o derramamento de sangue, AGORA. Estaremos onde for necessário para ajudar a facilitar o FIM desta guerra cruel e sem sentido!”
Trump também disse na sexta-feira que Zelensky precisa assinar um acordo mineral com os Estados Unidos, dizendo que estava “pelo menos três semanas atrasado”.
“A Ucrânia, liderada por Volodymyr Zelenskyy, não assinou os documentos finais do importantíssimo Acordo de Terras Raras com os Estados Unidos”, publicou Trump online. “Está com pelo menos três semanas de atraso. Tomara que seja assinado IMEDIATAMENTE. O trabalho no Acordo de Paz geral entre a Rússia e a Ucrânia está indo bem. O SUCESSO parece estar no futuro!”