Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 21 julho, 2025
Início » Trump rompe o silêncio, sobre operação da PF contra Bolsonaro

Trump rompe o silêncio, sobre operação da PF contra Bolsonaro

Por Alexandre Gomes

O presidente dos Estados Unidos afirma que o ex-presidente brasileiro é vítima de ‘um sistema judicial armado’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a demonstrar, na noite desta sexta-feira, 18, apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. O republicano, por meio da equipe de comunicação da Casa Branca, criticou a operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) contra o presidente de honra do Partido Liberal.

“O presidente Trump acredita que Bolsonaro e seus apoiadores estão sob ataque de um sistema judicial armado”, afirmou a Casa Branca, em nota enviada pela vice-secretária de imprensa Anna Kelly à emissora CNN. “Esta é uma caça às bruxas que não deveria estar acontecendo.”

Na manhã desta sexta-feira, agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em dois endereços ligados a Bolsonaro. A operação ocorreu a partir da determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de autorizar a operação da PF, o ministro do STF determinou o uso de tornozeleira eletrônica por Bolsonaro. Moraes também proibiu o ex-presidente de usar as redes sociais. Aproximar-se de embaixadas e consulados, conversar com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), dialogar com diplomatas e ausentar-se de casa no período noturno são outras proibições.

Para Moraes, as medidas cautelares foram necessárias para “resguardar a ordem pública”. Na decisão, o magistrado ainda acusou Eduardo de ter ajudado no “tarifaço” anunciado por Trump contra produtos exportados pelo Brasil aos EUA. O ministro acusou o presidente norte-americano de ser “inimigo da soberania nacional”.

Apoio de Trump a Bolsonaro

A nota da Casa Branca na noite desta sexta-feira não é a primeira demonstração recente de apoio de Trump a Bolsonaro. O republicano tem divulgado mensagens em prol do ex-presidente brasileiro, e em desfavor do Poder Judiciário nacional, desde o dia 9 de julho.

Na ocasião, Trump anunciou a aplicação da taxa de 50% sobre quaisquer produtos e serviços exportados do Brasil para os EUA. Como justificativa, afirmou que Bolsonaro é alvo de um processo que “não deveria estar acontecendo”.

Assim como agora, o presidente dos EUA definiu a situação envolvendo o seu aliado no Brasil como “caça às bruxas”.

Nesta semana, Trump defendeu Bolsonaro em três momentos. Na terça-feira 15, definiu o brasileiro como “bom homem”. No dia seguinte, afirmou que a ação contra o ex-presidente é “terrível”. Por fim, nesta quinta-feira, 17, o republicano falou em “sistema injusto”.

Em vídeo nas redes sociais, Bolsonaro agradeceu o presidente dos EUA pelo apoio e aproveitou para criticar o processo contra ele. “Estou sendo julgado por um golpe de Estado, sem tropas, sem armas”, disse. “Um crime inexistente.”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.