O presidente deu fortes indícios no mês passado de que a medida estava chegando.
O presidente Donald Trump planeja assinar uma ordem executiva na sexta-feira ressuscitando o antigo nome do Departamento de Defesa, Departamento de Guerra.
A ordem aplicará “Departamento de Guerra” como um título secundário ao Pentágono, subordinado ao Departamento de Defesa. Também adicionará o título de “secretário de Guerra” ao Secretário de Defesa, Pete Hegseth, de acordo com um informativo da Casa Branca analisado pela Fox News .
Espera-se também que Hegseth redija uma legislação e possíveis ordens executivas que mudariam oficialmente o nome do Departamento de Defesa para Departamento de Guerra.
Hegseth pareceu receber bem a notícia na noite de quinta-feira, postando no X após a divulgação da iminente ordem de Trump: “DEPARTAMENTO DE GUERRA”.
Hegseth disse na quarta-feira que a mudança de nome refletiria uma mudança cultural mais ampla que o governo Trump trouxe para as forças armadas dos EUA.
“Restabelecemos no departamento o ethos guerreiro. Queremos guerreiros, pessoas que entendam como impor letalidade ao inimigo. Não queremos contingências intermináveis e apenas jogar na defensiva. Acreditamos que palavras, nomes e títulos importam. Por isso, estamos trabalhando com a Casa Branca e o presidente nisso. Aguardem”, disse Hegseth em entrevista à Fox News.
O presidente já havia sugerido a mudança de nome antes. No mês passado, Trump sugeriu fortemente que planejava prosseguir com a mudança durante uma coletiva de imprensa no Salão Oval.
“[O Secretário de Defesa] Pete Hegseth tem sido incrível com o, como eu o chamo, Departamento de Guerra. Sabe, nós o chamamos de Departamento de Defesa, mas, cá entre nós, acho que vamos mudar o nome”, disse o presidente . “Quer saber a verdade? Acho que teremos algumas informações sobre isso em breve.”
O Departamento de Defesa era anteriormente chamado de Departamento de Guerra, estabelecido pela primeira vez pelo presidente George Washington em 1789. O departamento manteve o nome “Guerra” até o presidente Harry Truman reorganizar o governo federal em 1947. O Departamento de Defesa recebeu esse nome dois anos depois.
“Costumava ser chamado de Departamento de Guerra, e tinha um som mais forte e, como vocês sabem, vencemos a Primeira Guerra Mundial, vencemos a Segunda Guerra Mundial, vencemos tudo. Agora, temos um Departamento de Defesa com defensores”, disse Trump em 25 de agosto.
“Não quero ser apenas defesa. Queremos defesa, mas também queremos ataque, se estiver tudo bem”, continuou ele, acrescentando: “Como Departamento de Guerra, vencemos tudo. Vencemos tudo. E acho que vamos ter que voltar a isso.”
O senador republicano Mike Lee, de Utah, disse no mês passado que apresentaria uma legislação para codificar a mudança oficial do nome para Departamento de Guerra.