Encontro ocorre depois de troca de acusações e tem combate ao narcotráfico como principal tema
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na Casa Branca nesta terça-feira, 3. Petro chegou em um veículo do Serviço Secreto norte-americano com a bandeira colombiana.
O encontro ocorreu depois de críticas trocadas entre os dois líderes e em meio à tensão regional que envolve a Venezuela. Em outras ocasiões, Trump acusou Petro de relação com o tráfico de drogas e sugeriu a possibilidade de uma operação semelhante à que terminou com a captura do ditador venezuelano, Nicolás Maduro.
Nesse cenário, o tema do narcotráfico foi o foco da conversa. Ao anunciar o encontro, porém, Trump amenizou o tom e disse que Petro foi “muito gentil” nos últimos dois meses. “Ele certamente era crítico antes disso”, afirmou Trump. “Mas, de alguma forma, depois da operação na Venezuela, ele se tornou muito simpático. Ele mudou muito de atitude.”
EUA e Colômbia compartilham objetivo, diz Petro
Para entrar nos EUA, Petro precisou de um visto especial, depois de o Departamento de Estado do país cancelar seu visto anterior. Depois de chegar à Casa Branca, ele publicou uma mensagem no X em que afirmou que Colômbia e Estados Unidos compartilham o objetivo de “combater o narcotráfico”.
“Hoje inicio minha agenda em Washington como chefe de Estado, pronto para continuar fortalecendo a relação entre duas nações que compartilham o mesmo objetivo: o combate ao narcotráfico, a partir de uma abordagem que priorize a vida e a paz em nossos territórios”, escreveu.
Hoy inicio mi agenda en Washington como Jefe de Estado, dispuesto a seguir fortaleciendo la relación entre dos naciones que comparten un mismo objetivo: la lucha contra el narcotráfico, desde un enfoque que priorice la vida y la paz en nuestros territorios.
_Me acompaña mi… _pic.twitter.com/2r9j4Omo8P
_— Gustavo Petro (@petrogustavo) _February 3, 2026
A Casa Branca divulgou imagens do encontro dos líderes no Salão Oval, com integrantes das delegações colombiana e norte-americana.
_President Donald J. Trump meets with Colombian President Gustavo Petro at the White House. _pic.twitter.com/1v05LZ4AP1
_— The White House (@whitehouse) _February 3, 2026