Senadores republicanos se encontraram com Trump no início desta semana
O presidente eleito Donald Trump indicou que planeja aprovar 100 — ou cerca de 100 — decretos executivos após assumir o cargo, segundo senadores e relatórios, com o número variando ligeiramente.
Trump, que tomará posse no final deste mês, em 20 de janeiro, se reuniu com senadores republicanos na quarta-feira.
Durante uma aparição na manhã de quinta-feira no “Fox & Friends”, o senador Markwayne Mullin, republicano de Oklahoma, disse que Trump indicou que há quase 100 decretos executivos para abordar questões como segurança de fronteira e energia dos EUA.
“Ele jogou isso fora — 100 — pode haver algo em torno de 100 EOs, sim. Eu acredito nele.” O senador Kevin Cramer, RN.D., observou ao The Hill .
Os senadores receberam prévias sobre algumas das 100 ordens executivas que foram informadas, duas fontes notaram ao Axios. Stephen Miller, que Trump escolheu para servir em sua nova administração, discutiu planos para usar a autoridade executiva para lidar com a fronteira e a imigração a partir do primeiro dia, informou o veículo.
A Associated Press afirmou que Trump está preparando mais de 100 ordens executivas a partir do primeiro dia, e informou os senadores do GOP durante a reunião. “Haverá um número substancial”, observou o senador John Hoeven, RN.D., de acordo com o veículo.
A Fox News Digital enviou um e-mail a um porta-voz de Trump solicitando um comentário no sábado, mas não recebeu uma resposta a tempo da publicação.
Assinar inúmeras ordens executivas permitiria que Trump impulsionasse unilateralmente sua agenda após retornar ao Salão Oval, mas os legisladores republicanos também planejam trabalhar com ele para promulgar suas prioridades legislativas.
O presidente da Câmara, Mike Johnson , R-La., e o líder da maioria no Senado, John Thune, RS.D., declararam sua intenção de impulsionar a agenda do presidente eleito.
“Biden está fazendo todo o possível para tornar a TRANSIÇÃO o mais difícil possível, desde Lawfare como nunca foi visto antes, até Ordens Executivas caras e ridículas sobre o Green New Scam e outras Farsas que desperdiçam dinheiro. Não tema, essas “Ordens” serão todas encerradas em breve, e nos tornaremos uma Nação de Bom Senso e Força. MAGA!!!” Trump declarou em um post no Truth Social no início desta semana.