‘Livre-se da obstrução e livre-se dela, AGORA!’ O presidente Donald Trump disse
O presidente Donald Trump pediu na quinta-feira aos republicanos que acabem com a obstrução para encerrar a paralisação do governo de um mês.
Em um post noturno no Truth Social, Trump observou que os democratas tentaram eliminar o procedimento do Senado quando tinham o controle de ambas as câmaras do Congresso e da Casa Branca durante o governo Biden, mas os então senadores. Joe Manchin e Kyrsten Sinema – ambos os quais deixaram o Partido Democrata para se tornarem independentes – ajudaram a bloquear o esforço.
Trump reviveu a conversa sobre a “opção nuclear”, depois de retornar de sua viagem à Ásia esta semana.
“A única questão que continuava surgindo, no entanto, era como os democratas fecharam os Estados Unidos da América e por que os poderosos republicanos permitiram que eles fizessem isso?” Trump escreveu. “O fato é que, ao voar de volta, pensei muito sobre essa questão, POR QUÊ?”
O presidente elogiou o líder da maioria no Senado, John Thune, e o presidente da Câmara, Mike Johnson, por “fazerem um ótimo trabalho”, mas criticaram os democratas como “lunáticos enlouquecidos” que sofrem da “Síndrome do Desarranjo de Trump”.
“Eles querem que trilhões de dólares sejam retirados de nosso sistema de saúde e dados a outras pessoas que não merecem – pessoas que entraram em nosso país ilegalmente, muitas de prisões e instituições mentais”, escreveu Trump. “Isso prejudicará os cidadãos americanos, e os republicanos não deixarão isso acontecer.”
Republicanos e democratas permanecem em um impasse sobre como encerrar a paralisação, agora em sua quarta semana, com ambos os lados trocando a culpa pelo impasse.
Trump acrescentou que os republicanos, que agora detêm o controle do Congresso e da Casa Branca, devem jogar sua “carta do trunfo” e ir para a “opção nuclear”.
“Livre-se da obstrução e livre-se dela, AGORA!” ele escreveu.
Trump acrescentou que os democratas “lutaram tanto” para acabar com a obstrução sob Biden, mas falharam. Agora, ele argumentou, os republicanos deveriam abolir o procedimento para avançar sua própria agenda e encerrar a paralisação.
“Se fizéssemos o que deveríamos estar fazendo, isso encerraria imediatamente essa paralisação ridícula e destruidora de países”, disse Trump.
Ele acrescentou que os democratas “fariam isso no primeiro dia” se recuperassem o poder.
“Além de todas as outras coisas que teríamos, como os melhores juízes, os melhores procuradores dos EUA, o melhor de tudo, esse era um conceito de anos atrás do então presidente Barack Hussein Obama e do ex-líder da maioria Harry Reid para tirar vantagem dos republicanos. Agora quero fazer isso para tirar vantagem dos democratas”, acrescentou Trump.
O presidente estava se referindo à decisão de 2013 do ex-líder da maioria no Senado, Harry Reid, de eliminar o limite de 60 votos para a maioria dos indicados ao Poder Executivo e ao Judiciário. O Senado, com maioria democrata, votou por 52 a 48 em 2013 para eliminar o requisito de 60 votos.