Trump diz: ‘RECONSTRUA e ABRA ALCATRAZ!’
O presidente Donald Trump está pedindo que a notória prisão e agora marco histórico, Alcatraz, em São Francisco, Califórnia , seja reconstruída e reaberta para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos do país.
Trump fez o anúncio em uma publicação no Truth Social na noite de domingo.
“RECONSTRUA E ABRA ALCATRAZ!”, disse o presidente. “Por muito tempo, os Estados Unidos foram atormentados por criminosos cruéis, violentos e reincidentes, a escória da sociedade, que nunca contribuirão com nada além de miséria e sofrimento.
“Quando éramos uma Nação mais séria, no passado, não hesitávamos em prender os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer pessoa que pudessem prejudicar”, continuou Trump, acrescentando que é assim que deve ser. “Não toleraremos mais esses infratores reincidentes que espalham sujeira, derramamento de sangue e caos em nossas ruas.”
Trump disse que está instruindo o Bureau of Prisons, o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento de Segurança Interna a reabrir uma Alcatraz “substancialmente ampliada e reconstruída”, “para abrigar os criminosos mais cruéis e violentos dos Estados Unidos”.
“Não seremos mais reféns de criminosos, bandidos e juízes que têm medo de fazer seu trabalho e nos permitem expulsar criminosos que entraram ilegalmente em nosso país”, disse ele na publicação. “A reabertura de ALCATRAZ servirá como um símbolo de Lei, Ordem e JUSTIÇA. Nós faremos a América grande novamente!”
Alcatraz foi inaugurada em 1934, mas a prisão, localizada em um penhasco de 22 acres, foi fechada após 29 anos.
Considerando sua distância de 1,25 milhas até a costa, a ilha da Bay Area foi considerada praticamente à prova de fuga, embora tenha havido 14 tentativas de fuga documentadas.
A mais notória foi a fuga de 11 de junho de 1962, de John e Clarence Anglin e Frank Morris, que inspirou “Fuga de Alcatraz”.
Permanece um mistério se os três chegaram à costa e sobreviveram. O FBI concluiu que os fugitivos se afogaram devido às condições adversas.
Os três prisioneiros esculpiram uma rota de fuga de suas próprias celas e construíram cabeças improvisadas de papel machê.
A última tentativa de fuga da prisão, quase seis meses depois, inspirou o que se tornou a rota de natação do triatlo “Escape from Alcatraz”.
Entre seus presos mais notórios estavam os gângsteres James “Whitey” Bulger, Al Capone e George “Machine Gun” Kelly, além do infame “Homem-Pássaro de Alcatraz”, Robert Stroud, e o “Inimigo Público Nº 1”, Alvin Karpis.
Alcatraz acabou fechando em 1963 depois que suas operações na ilha se mostraram muito mais custosas do que as prisões no continente.
A Ilha de Alcatraz hoje é uma atração turística popular de São Francisco, operada pelo Serviço Nacional de Parques.