O respaldo a Donald Trump entre os eleitores republicanos nas primárias nacionais, atingiu seu ponto mais alto, conforme revela uma pesquisa da CBS News/YouGov divulgada neste domingo (14). Segundo o levantamento, o ex-presidente angaria o apoio de 69% dos possíveis eleitores nas primárias republicanas em todo o país. Este resultado foi anunciado às vésperas do caucus de Iowa, agendado para esta segunda-feira.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, ocupa a segunda posição com 14% da preferência dos prováveis eleitores republicanos. Enquanto a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, tem sua elegibilidade percebida crescendo, seus números ainda estão significativamente distantes dos de Trump, obtendo 12%.
De acordo com a pesquisa da CBS News/YouGov, 4% manifestam apoio ao empresário do setor de tecnologia e bilionário Vivek Ramaswamy, enquanto 1% respalda o ex-governador do Arkansas, Asa Hutchinson.
A pesquisa ainda revela, que cerca de metade dos possíveis eleitores republicanos nas primárias, já têm uma decisão clara sobre em quem votar. O levantamento online foi realizado entre 10 e 12 de janeiro, com 2.870 adultos, incluindo 786 possíveis eleitores republicanos e possui uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais.
No recente debate em Iowa, ocorrido em 10 de janeiro, os pré-candidatos republicanos Ron DeSantis e Nikki Haley se envolveram em trocas de farpas e acusações, enquanto Donald Trump permaneceu praticamente intocado.
Outras pesquisas recentes indicam que Trump mantém sua posição de favorito para vencer as primárias de Iowa, dando passos significativos em direção à sua possível candidatura presidencial republicana este ano contra Joe Biden. As preocupações legais envolvendo Trump não parecem afetar a percepção dos eleitores republicanos, que continuam acreditando que o ex-presidente representa a melhor chance de derrotar Joe Biden em novembro.