O Rei Carlos III recebe o presidente e a primeira-dama no Castelo de Windsor com cerimônia de procissão de carruagens completas
O presidente Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump receberão uma recepção real completa do rei Charles III após sua chegada ao Castelo de Windsor na noite de terça-feira.
As festividades de quarta-feira começarão com Trump, a primeira-dama e várias autoridades americanas de alto escalão participando de uma procissão de carruagens com o rei, a rainha e outros membros da família real. Antes da chegada do casal, centenas de funcionários trabalharam nos corredores e jardins do castelo de quase 1.000 anos para garantir que a monarca recebesse o casal com o verdadeiro estilo real.
Trump viajará na carruagem da frente, junto com o Rei Charles, enquanto Melania viajará na carruagem seguinte, com a rainha. O Secretário de Estado Marco Rubio, o Secretário do Tesouro Scott Bessent, a chefe de gabinete da Casa Branca Susie Wiles e o enviado especial Steve Witkoff também viajarão nas carruagens seguintes.
Antes de sua visita, Trump comemorou a “grande honra” de ser recebido por seu “amigo” no “melhor” Castelo de Windsor para sua segunda visita de Estado, informou o Standard do Reino Unido .
“Meu relacionamento com o Reino Unido é muito bom, e Charles, como vocês sabem, que agora é rei, é meu amigo”, disse Trump a repórteres, citado pelo veículo. “É a primeira vez que isso acontece, com alguém sendo homenageado duas vezes. Então, é uma grande honra.”
“E este é em Windsor”, acrescentou Trump. “E não quero dizer que um seja melhor que o outro, mas dizem que o Castelo de Windsor é o máximo, certo? Então, vai ser legal.”
“Principalmente para estar com Charles e Camilla”, continuou ele. “Eles são meus amigos há muito tempo, muito antes de ele ser rei, e é uma honra ter este rei.”
O ponto alto da visita de Trump será o banquete no St. George’s Hall. A Mesa de Waterloo, com cerca de metade do comprimento de um campo de futebol, pode acomodar até 160 convidados. A Associated Press informou que leva cinco dias inteiros para montar a mesa, que é posta com mais de 4.000 peças, incluindo prataria de 200 anos.
A visita acontece no momento em que os EUA e o Reino Unido continuam as negociações comerciais, embora a Casa Branca não tenha indicado que quaisquer acordos serão anunciados durante o evento.
Trump é o primeiro presidente dos EUA a ser convidado para duas visitas de Estado por um monarca britânico. A falecida rainha recebeu ele e Melania em 2019, durante seu primeiro governo.