Trump disse que seria bom acabar com essa “guerra ridícula”
O presidente Donald Trump disse na quinta-feira que o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy está pronto para negociar um acordo para acabar com a guerra com a Rússia, acrescentando que o presidente russo Vladimir Putin gostaria de se reunir em breve.
Trump falou com repórteres após assinar várias ordens executivas na tarde de quinta-feira no Salão Oval. Quando um repórter perguntou se Zelenskyy disse a ele que estava pronto para negociar uma solução para a guerra com a Rússia, Trump confirmou.
“Sim, ele está pronto para negociar um acordo. Ele gostaria de parar com isso”, disse Trump. “Ele é alguém que perdeu muitos soldados, e a Rússia também. … A Rússia perdeu mais soldados. Eles perderam 800.000. Você diria que é muito? Eu diria que é muito.”
Ele também foi questionado se as sanções à Rússia forçariam Putin a negociar.
“Não sei, mas acho que ele deveria fazer um acordo”, disse Trump.
Trump também disse aos repórteres que o presidente chinês Xi Jinping poderia ter influência na guerra entre a Rússia e a Ucrânia, já que tem poder sobre a Rússia. Ele explicou que os dois países são grandes parceiros comerciais.
A Rússia, observou Trump, fornece muita energia à China, e esta paga muito dinheiro à primeira.
“Acho que eles têm muito poder sobre a Rússia , então acho que a Rússia deveria querer fazer um acordo”, disse Trump. “Pelo que ouvi, Putin gostaria de me ver, e nos encontraremos assim que pudermos.”
Ao descrever a guerra na Ucrânia , Trump disse que soldados estavam sendo mortos em um campo de batalha que “não se parece com nenhum outro desde a Segunda Guerra Mundial”.
“Soldados estão sendo mortos diariamente em números que não víamos há décadas”, ele disse. “Seria bom acabar com essa guerra. É uma guerra ridícula.”
Putin está supostamente preocupado com o estado da economia de seu país enquanto Trump retorna ao Salão Oval. De acordo com uma reportagem da Reuters citando várias fontes, a pressão de Trump para acabar com a guerra na Ucrânia está apenas aumentando as preocupações de Putin.
Ao longo de sua campanha, Trump pressionou para acabar com os conflitos mundiais, incluindo a guerra Rússia-Ucrânia, que começou com a invasão de Putin em 2022.
No mês passado, Putin disse que estava pronto para chegar a um acordo sobre a Ucrânia em possíveis negociações com Trump sobre o fim da guerra e não tinha condições de iniciar negociações com as autoridades ucranianas.
“Sempre dissemos que estávamos prontos para negociações e compromissos”, disse Putin na época, após dizer que as forças russas, avançando por toda a frente, estavam se movendo em direção a atingir seus objetivos principais na Ucrânia.
“Na minha opinião, em breve não haverá mais ninguém que queira lutar. Estamos prontos, mas o outro lado precisa estar pronto para negociações e compromissos.”