Trump se encontrará com Zelensky na segunda-feira na Casa Branca.
O presidente Donald Trump disse na noite de domingo que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky poderia encerrar a guerra com a Rússia “quase imediatamente” se quisesse.
Os comentários de Trump foram feitos antes de uma reunião na segunda-feira na Casa Branca entre Trump, Zelensky e outros líderes europeus. Trump, que se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin na sexta-feira no Alasca, está pressionando pelo fim da guerra que eclodiu em fevereiro de 2022, que já dura anos.
“O presidente Zelensky da Ucrânia pode encerrar a guerra com a Rússia quase imediatamente, se quiser, ou pode continuar lutando. Lembrem-se de como tudo começou”, escreveu Trump no Truth Social. “Não há como voltar para Obama, dada a Crimeia (12 anos atrás, sem um único tiro disparado!), e NÃO ENTRAR NA OTAN PELA UCRÂNIA. Algumas coisas nunca mudam!!!”
Após seu encontro com Putin, Trump disse que “foi determinado por todos” que a melhor maneira de acabar com a guerra seria ir diretamente para um acordo de paz em vez de um acordo de cessar-fogo.
Nesse sentido, o secretário de Estado Marco Rubio disse que ambos os lados teriam que fazer concessões para chegar a um acordo de paz.
“Há coisas que a Rússia quer e não pode obter, e há coisas que a Ucrânia quer e não vai obter”, disse ele no programa “Face the Nation” no domingo. “Ambos os lados terão que abrir mão de algo para chegar à mesa de negociações e fazer isso acontecer. É assim que as coisas são. Quanto mais cedo aceitarmos isso, essa será a realidade.”
Zelensky, que chegou aos Estados Unidos no domingo, disse em uma publicação no X que “todos nós compartilhamos um forte desejo de acabar com esta guerra de forma rápida e confiável”.
“Estou confiante de que defenderemos a Ucrânia, garantiremos a segurança de forma eficaz e que nosso povo será sempre grato ao Presidente Trump, a todos nos Estados Unidos e a todos os parceiros e aliados por seu apoio e assistência inestimável. A Rússia precisa pôr fim a esta guerra, que ela mesma iniciou”, disse ele.
O último encontro na Casa Branca entre Zelensky e Trump terminou com o presidente ucraniano sendo convidado a se retirar após um confronto com Trump e o vice-presidente J.D. Vance durante uma reunião no Salão Oval. Trump disse durante a conversa que Zelensky estava “apostando com a Terceira Guerra Mundial” e que estava sendo desrespeitoso com os Estados Unidos por toda a ajuda enviada ao seu país.
Outros líderes programados para se encontrar com Trump na segunda-feira incluem o presidente francês Emmanuel Macron, o secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, e a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen.