O presidente dos EUA afirma que as Nações Unidas nunca cumpriram seu potencial
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou, na terça-feira, 20, que o Conselho de Paz criado por seu governo poderia substituir a Organização das Nações Unidas (ONU), alvo de críticas do republicano. Trump classificou a entidade como ineficaz na mediação de conflitos internacionais.
Segundo Trump, a organização jamais conseguiu cumprir o papel que deveria. “A ONU simplesmente não tem sido muito útil”, afirmou a jornalistas durante uma coletiva de imprensa no aniversário de seu primeiro ano de mandato. “Sou um grande fã do potencial da ONU, mas ela jamais esteve à altura desse potencial.”
O presidente norte-americano disse também que nunca recorreu à organização para resolver conflitos. “A ONU deveria ter resolvido todas as guerras que eu resolvi”, declarou na entrevista, conforme reportado pela emissora CNN. “Nunca recorri a eles, nem sequer pensei nisso.”
On the one-year mark in office, President Donald J. Trump spoke to the press for nearly two hours.
_And brought the receipts. _pic.twitter.com/wuMKeNBcd2
_— The White House (@whitehouse) _January 20, 2026
Trump criou Conselho da Paz no contexto do cessar-fogo em Gaza
O Conselho de Paz foi criado no contexto do acordo articulado por Trump para pôr fim à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza. Nesta semana, o presidente norte-americano enviou convites a líderes internacionais para integrarem o grupo, entre eles Luiz Inácio Lula da Silva, Javier Milei e Vladimir Putin.
A iniciativa, no entanto, teve repercussão dividida. O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou que não aceitará o convite e alegou dúvidas sobre o alcance e as atribuições do novo conselho.
Mais cedo nesta terça-feira, o chefe de assuntos humanitários da ONU, Tom Fletcher, afirmou que o órgão criado por Trump não substituirá a organização. “Está claro para mim, e também para meus colegas, que as Nações Unidas não vão a lugar nenhum”, disse em entrevista à CNN.