Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 25 agosto, 2025
Início » Trump diz que Chicago é a “próxima” operação policial federal no estilo de Washington D.C.

Trump diz que Chicago é a “próxima” operação policial federal no estilo de Washington D.C.

Por Alexandre Gomes

“Essa será a próxima depois dessa, e nem será difícil.”

O presidente Donald Trump disse no Salão Oval na sexta-feira que Chicago é o próximo em sua lista de lugares onde ele quer usar seu poder para erradicar crimes violentos.

Falando a repórteres e elogiando agentes federais pela repressão aos crimes violentos em Washington, DC, Trump voltou sua atenção para Chicago, onde a violência de gangues e os tiroteios se tornaram a norma sob a liderança democrata.

“Chicago está uma bagunça, você tem um prefeito incompetente, grosseiramente incompetente, e vamos resolver isso em seguida. Esse será o nosso próximo caso depois deste, e nem será difícil”, disse Trump .

Trump também sugeriu transferir recursos federais para a cidade de Nova York depois de cuidar de Chicago.

“E as pessoas em Chicago… estão gritando para que venhamos. Elas estão usando bonés vermelhos, como este”, disse Trump, referindo-se ao seu boné com a inscrição “Trump Estava Certo Sobre Tudo”. “Mulheres afro-americanas, belas mulheres, estão dizendo: ‘Por favor, Sr. Trump, venha para Chicago, por favor’. Eu me saí muito bem com o voto negro, como você sabe, e eles querem que algo aconteça. Então, acho que Chicago será a próxima e depois ajudaremos Nova York.”

Embora Chicago tenha registrado uma redução nos homicídios e outros crimes violentos nos últimos anos, a Cidade dos Ventos ainda está atrasada em relação a outras grandes cidades no combate ao problema de homicídios. Em 2023, Chicago registrou 617 homicídios, uma redução em relação aos 715 assassinatos registrados em 2022, mas ainda superior ao das duas maiores cidades dos EUA, Nova York e Los Angeles.

No início deste mês, 34 pessoas foram baleadas, cinco das quais mortas, em tiroteios em Chicago durante um fim de semana, informou a ABC 7 Chicago . A violência continuou esta semana, com três pessoas mortas e outra ferida em vários tiroteios na cidade na quinta-feira, de acordo com a Fox 32 .

Os políticos democratas eleitos de Chicago criticaram Trump por seus comentários sobre o envio de tropas para a cidade, com o prefeito Brandon Johnson chamando a abordagem de Trump de “descoordenada, desnecessária e doentia”, de acordo com a WGN 9 .

“O envio ilegal da Guarda Nacional para Chicago tem o potencial de inflamar as tensões entre moradores e as autoridades policiais, pois sabemos que a confiança entre a polícia e os moradores é fundamental para a construção de comunidades mais seguras”, acrescentou Johnson. “Um envio ilegal seria insustentável e ameaçaria minar o progresso histórico que alcançamos. Só no ano passado, reduzimos os homicídios em mais de 30%, os roubos em 35% e os tiroteios em quase 40%. Precisamos continuar investindo no que está funcionando.”

As autoridades federais e locais prenderam mais de 700 suspeitos de crimes nas ruas da capital desde que Trump enviou agentes federais e a Guarda Nacional, com a maioria das prisões ocorrendo nas áreas de maior criminalidade de Washington, D.C., de acordo com a Casa Branca. A polícia de Washington também relatou oito dias sem assassinatos desde a última quinta-feira, de acordo com a Fox News .

Em Washington, D.C., Trump tem autoridade para mobilizar tropas da Guarda Nacional e policiais federais por meio da “Lei de Autonomia”. Deslocar a Guarda Nacional para outra cidade americana não seria tão simples e provavelmente exigiria que Trump contornasse o governador democrata J.B. Pritzker, semelhante ao que o presidente fez quando enviou tropas para Los Angeles no início deste verão. Essa medida foi contestada na justiça e atualmente está diante de um juiz federal.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.