Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 19 novembro, 2025
Início » Trump designa a Arábia Saudita como um importante aliado fora da OTAN durante a visita do príncipe herdeiro à Casa Branca

Trump designa a Arábia Saudita como um importante aliado fora da OTAN durante a visita do príncipe herdeiro à Casa Branca

Por Alexandre Gomes

Presidente anuncia designação de aliado importante fora da OTAN durante um jantar na Casa Branca, marcando 80 anos de relações

O presidente Donald Trump anunciou na terça-feira que os EUA designarão a Arábia Saudita como um importante aliado fora da OTAN, revelando uma parceria de defesa e economia com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman durante um jantar na Casa Branca que marca 80 anos de relações entre EUA e Arábia Saudita.

Trump recebeu convidados no jantar oficial e agradeceu a bin Salman por sua visita e investimento nos EUA. O príncipe herdeiro fez breves palavras, agradecendo a Trump e expressando sua gratidão, ao mesmo tempo em que afirmava que estava ansioso por uma parceria contínua entre os EUA e a Arábia Saudita.

Antes de anunciar a nova designação, Trump refletiu sobre a longa relação entre as nações, relembrando uma reunião em 1945 entre o presidente Franklin Delano Roosevelt e o rei Abdul Aziz.

“É um privilégio especial receber Sua Alteza Real em Washington este ano, ao marcar o 80º aniversário do primeiro encontro entre um presidente dos EUA e um rei saudita”, disse Trump. “Os dois se tornaram amigos imediatos e calorosos … E agora você tem o melhor amigo que já teve.”

Ele acrescentou que, desde que os EUA e a Arábia Saudita se tornam “parceiros duradouros”, eles estavam “tornando essa parceria mais próxima e forte do que nunca” na noite de terça-feira.

Trump disse que a parceria atingiu um novo patamar após um dia de reuniões e assinaturas com bin Salman. Ele elogiou a modernização da Arábia Saudita, chamando-a de “um motor econômico e um milagre moderno”, e disse que novos acordos em energia, minerais e inteligência artificial são “sem precedentes.”

Ele acrescentou que a Arábia Saudita concordou em aumentar seu investimento nos EUA de 600 bilhões de dólares para 1 trilhão de dólares, uma medida que, segundo ele, criaria empregos nos EUA e fortaleceria ainda mais a aliança crescente.

“Por isso, esta noite tenho o prazer de anunciar que estamos levando nossa cooperação militar a patamares ainda maiores ao designar formalmente a Arábia Saudita como um grande aliado fora da OTAN, algo muito importante para eles”, disse Trump.

Ele acrescentou que ambos os países acabaram de assinar “um acordo histórico de defesa estratégica”, chamando-o de prova de “uma aliança mais forte e capaz” que serviria “ao mais alto interesse da paz.”

O anúncio veio após Trump afirmar que a Arábia Saudita investiria US$ 1 trilhão nos EUA, dobrando uma promessa anterior.

“Ele disse: ‘Vou aumentar para 1 trilhão de dólares'”, disse Trump ao público. “Então, ele está investindo 1 trilhão de dólares nos Estados Unidos … E agora você tem o país mais quente do mundo.”

Trump também apontou o que chamou de maior compra de armas da história — 142 bilhões de dólares em equipamentos e serviços militares americanos — e disse que a medida “marcará e tornará ambas as nossas nações mais seguras e consolidará o papel do reino como uma força-chave para estabilidade e segurança no Oriente Médio.”

O presidente disse que o novo pacto de defesa tornaria ambas as nações mais seguras e mencionou uma recente operação militar dos EUA usando bombardeiros B-2 contra o que ele descreveu como uma ameaça nuclear iraniana.

“A Arábia Saudita nunca esteve tão segura quanto está agora”, disse ele. “Você sempre teve uma nuvem sobre a cabeça. … Essa nuvem não está mais lá.”

Após o anúncio, Trump vinculou o acordo à sua agenda mais ampla de paz no Oriente Médio, citando o fim da guerra em Gaza, o retorno dos reféns e uma resolução da ONU endossando sua iniciativa “Board of Peace”.

“Este é um quadro como nenhum outro”, disse ele. “Terá os chefes dos principais países … e fiquei honrado em ser escolhido para a cátedra.”

Bin Salman agradeceu a Trump pela “calorosa e excelente recepção”, chamando o dia de “especial” e enfatizando a crescente relação econômica entre os dois países.

O príncipe herdeiro também disse acreditar que essa é uma grande oportunidade e prometeu permanecer focado na implementação e ampliação das oportunidades entre os dois países.

Trump encerrou dizendo que a aliança marcou o momento mais forte nas relações EUA–Arábia Saudita desde o encontro de Roosevelt com o rei Abdul Aziz.

“Um dia, talvez falemos de nós como dois homens maravilhosos”, disse ele. “Esqueça o ótimo — maravilhoso é aceitável — mas dois homens maravilhosos que fizeram um trabalho tremendo por seus países.”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.