Trump repetiu a afirmação antes das eleições de novembro no podcast de Joe Rogan
O presidente eleito Trump deu início a um debate acalorado sobre se os democratas deveriam ser os culpados pelos incêndios florestais na Califórnia depois de acusar o governador Gavin Newsom de se importar mais em proteger uma espécie de peixe ameaçada de extinção do que em proteger os moradores do estado dos incêndios florestais.
O presidente eleito há muito tempo critica os democratas na Califórnia por limitar a disponibilidade de água para os californianos que vem dos rios Sacramento e San Joaquin na parte norte do estado. Ele tropeçou na questão durante sua campanha de 2016 e, durante seu primeiro mandato, Trump tentou desviar mais água de um delta onde os dois rios se encontram, que abriga uma espécie de peixe ameaçada de extinção conhecida como smelt.
Mas Newsom e sua administração contestaram isso no tribunal, argumentando que opiniões sugerindo que o desvio de água não afetaria os peixes estavam erradas. Newsom também se opôs anteriormente aos esforços para construir um oleoduto destinado a desviar água para o sul. Ele supervisionou programas em seu estado que anualmente liberam centenas de bilhões de galões de acúmulo de águas pluviais no Delta do Rio Sacramento-San Jaoquin para beneficiar o habitat do esmeralda — em vez de redirecionar a água para o sul para uso por pessoas nas partes central e sul do estado.
Trump desencadeou uma tempestade de fogo na quarta-feira quando chamou Newsom em sua plataforma Truth Social por querer “proteger um peixe essencialmente inútil” em vez de proteger as necessidades de água dos californianos. Os comentários não são novos, no entanto. Na preparação para a eleição de novembro, Trump fez a afirmação durante uma entrevista em outubro com o podcaster Joe Rogan.
“Eu estava em uma área rural [da Califórnia] com alguns congressistas”, ele disse a Rogan. “Estávamos dirigindo por uma rodovia e eu disse: ‘Como é que toda essa terra é tão árida?’ É uma terra agrícola e parecia terrível. Era apenas marrom e ruim. Eu disse: ‘Mas sempre tem aquele cantinho que é tão verde e bonito.’ Eles disseram: ‘Não temos água.’ Eu disse: ‘Vocês têm uma seca?’ ‘Não, não temos uma seca.’ Eu disse: ‘Por que vocês não têm água?’ Porque a água não pode fluir para baixo. E para proteger um peixinho minúsculo, a água do norte é desviada para o Oceano Pacífico. Milhões e milhões de galões de água são despejados.”
Os incêndios florestais devastadores da Califórnia mataram pelo menos cinco pessoas e expulsaram centenas de milhares de pessoas de suas casas. O incêndio Palisades sozinho queimou mais de 17.000 acres de terra, o que é maior do que a ilha de Manhattan. O dano até agora foi estimado em dezenas de bilhões de dólares.
As alegações do presidente eleito foram acompanhadas de relatos de que os bombeiros estão ficando sem água enquanto combatem o incêndio, levando o estado a mobilizar recursos para repor os suprimentos vazios.
“Não há água em Palisades. Não há água saindo dos hidrantes. Esta é uma má gestão absoluta da cidade. Não é culpa dos bombeiros, mas da cidade”, disse Rick Caruso, um desenvolvedor bilionário que concorreu sem sucesso contra Karen Bass para prefeito em 2022.
A assessoria de imprensa do governador disse, em resposta às acusações de Trump, que ele estava completamente errado, argumentando que o presidente eleito “está confundindo duas coisas completamente não relacionadas: o transporte de água para o sul da Califórnia e o fornecimento de armazenamento local”.
“Em termos gerais, não há escassez de água no sul da Califórnia agora, apesar das alegações de Trump de que ele abriria uma torneira imaginária”, acrescentou o gabinete de Newsom. “[O Departamento de Água e Energia de Los Angeles] disse que, devido à alta demanda de água, as estações de bombeamento em elevações mais baixas não tinham tanques de recarga de pressão suficientes em elevações mais altas, e o incêndio em andamento dificultou a capacidade das equipes de acessar as bombas. Para complementar, eles usaram caminhões-pipa para fornecer água — uma tática comum no combate a incêndios florestais.”
Os bombeiros da Califórnia fizeram progressos para desacelerar a propagação do fogo na quinta-feira, de acordo com a The Associated Press. As equipes supostamente conseguiram eliminar um incêndio que começou em Hollywood Hills na quarta-feira à noite e, na quinta-feira, suspenderam a ordem de evacuação da área. Ainda assim, os incêndios continuam a queimar e a maioria está apenas parcialmente contida na tarde de quinta-feira, de acordo com os relatórios.