Trump ganhou terreno entre vários blocos de eleitores tradicionalmente azuis, incluindo eleitores jovens
Vivek Ramaswamy os chamou de a geração que salvará a América , mas eles são mais conhecidos como Geração Z. Eles são experientes em tecnologia, expressivos, contraculturais… e têm má reputação.
Embora seu papel em “salvar a América” possa depender de como você percebe o resultado da eleição da semana passada, a Geração Z teve um papel importante na história, e o presidente eleito Donald Trump pode agradecer aos eleitores homens dessa faixa etária por lhe darem uma vantagem extra sobre a vice-presidente Kamala Harris e ajudarem em seu retorno político.
“Os homens estão começando a acordar, se levantar e dizer que é hora de os homens serem homens”, disse Shane Winnings, YouTuber e CEO do ministério nacional masculino Promise Keepers, à Fox News Digital em uma entrevista na semana passada.
Winnings é um entre muitos que notaram a mudança no bloco de votação masculino mais jovem dos Estados Unidos, uma mudança que ajudou na onda vermelha que varreu os EUA na eleição de 2024. Ele diz que a fome deles por um líder forte e tenaz os levou às urnas para Trump.
“Nos últimos anos, especialmente, é como se alguém tivesse aumentado o dial da masculinidade, seja ela boa ou ruim. Você tem principalmente a esquerda que estava demonizando a masculinidade e chamando-a de tóxica, e quando eu digo masculinidade, estou pensando em coisas básicas. Estou pensando em homens que são assertivos, agressivos e não desnecessariamente ou doentiamente agressivos, mas apenas agressivos por natureza. Homens que são protetores e provedores, e nós vimos uma destruição disso”, ele disse.
Mais tarde, ele acrescentou sobre essa nota: “Essa narrativa que a esquerda está empurrando [sobre os homens]… está embutida em nós. Deus nos criou para querer ser como um homem, então quando você tem um líder como Trump que é assertivo, que é agressivo quando precisa ser, que é franco, que se mantém firme na convicção, isso atrai as pessoas.
“Você tem um homem que diz: ‘Vou fortalecer nossa polícia, vou fortalecer nosso exército , vou proteger os americanos’. Isso fala ao coração dos homens, em oposição à esquerda.”
Ele sugeriu que as fortalezas azuis que permitiam homens biológicos em esportes femininos, outro tópico quente durante o ciclo eleitoral deste ano, também desempenharam um papel.
“Acho que o contraste não poderia ser mais claro entre os dois partidos”, disse ele.
Os números sugerem uma mudança entre a Geração Z como um todo. Os democratas historicamente contam com pelo menos 60% do voto jovem, mas as primeiras pesquisas de boca de urna sugeriram que Harris obteve apenas 54% do apoio jovem, informou a NPR .
Alguns especulam que a guerra entre Israel e o Hamas pode ter sido um fator que afastou os eleitores mais jovens dos democratas, principalmente os eleitores mais progressistas que têm criticado abertamente a abordagem de Biden e Harris ao conflito no Oriente Médio.
Outro possível culpado? A abordagem de Trump ao grupo, que continua absorto em podcasts como o de Joe Rogan. Rogan apoiou o presidente eleito apenas um dia antes da eleição.
Winnings disse que um interesse crescente em envolver a igreja pode ter contribuído, especialmente porque os indicadores apontam para um número maior de jovens indo à igreja do que antes.
“Quando comecei a pregar no TikTok em 2020, muitos dos meus seguidores eram jovens homens da Geração Z, e eu estava pregando apenas a Bíblia, e minha conta explodiu, então eu vi em primeira mão a fome de pessoas que buscam a verdade e acreditam que a Bíblia é a verdade. Quando você tem um candidato que diz: ‘Deus é a razão pela qual minha vida foi poupada, e seremos uma nação sob Deus novamente’, versus um candidato [Harris] que diz: ‘ Você está no comício errado ‘ quando alguém diz ‘Jesus é Senhor, Cristo é rei’ novamente, você está polarizando esses jovens para dizer: ‘Bem, é bem óbvio em quem vou votar'”, disse ele.
“Então, acho que os jovens que estão apoiando Trump têm uma relação direta com os jovens que estão frequentando mais a igreja, e eles estão procurando um candidato que tenha as visões bíblicas o mais próximo possível, aquelas visões do tipo conservador, e eles falaram em 5 de novembro. Agora vemos que com Trump ganhando a Casa Branca, é isso que o país queria.”
Antes da eleição, os republicanos da Geração Z insistiram que Trump conquistaria apoio de seus pares.
Trump também obteve ganhos com outros grupos de eleitores em comparação a 2020, incluindo hispânicos e negros, e o resultado pintou uma realidade preocupante para os democratas.