O presidente Donald Trump disse na terça-feira que planeja remover mais de 1.000 indicados do governo do ex-presidente Joe Biden, anunciando quatro demissões nas redes sociais, incluindo o famoso chef José Andres e o ex-general Mark Milley .
“Meu Gabinete de Pessoal Presidencial está ativamente no processo de identificar e remover mais de mil indicados presidenciais da administração anterior, que não estão alinhados com nossa visão de Tornar a América Grande Novamente”, disse Trump em uma publicação no Truth Social logo após a meia-noite.
A medida provavelmente reacenderá as preocupações de que o presidente pretende substituir os indicados de Biden por indivíduos fiéis à sua agenda.
Trump disse que estava demitindo Milley, que recebeu um perdão preventivo de Biden na segunda-feira, do Conselho Consultivo Nacional de Infraestrutura.
Andres, que recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade de Biden, foi removido do Conselho Presidencial de Esportes, Fitness e Nutrição, disse Trump na postagem.
O retrato de Milley, ex-presidente do Estado-Maior Conjunto que Trump sugeriu que deveria ser executado por manter conversas secretas com a China, foi removido do Pentágono logo após a posse de Trump na segunda-feira.
Trump também disse que estava removendo o ex-diplomata Brian Hook do Wilson Center for Scholars e a ex-prefeita de Atlanta Keisha Lance Bottoms do Conselho de Exportação do Presidente.
“Que isto sirva como Aviso Oficial de Demissão para esses quatro indivíduos, com muitos outros chegando em breve”, escreveu Trump, acrescentando: “VOCÊ ESTÁ DEMITIDO!”
Trump também ordenou que os funcionários federais retornassem ao escritório cinco dias por semana e enfraqueceu as proteções trabalhistas para servidores públicos na segunda-feira, as primeiras medidas em sua campanha para destruir a burocracia federal.
Os aliados de Trump disseram que a ordem de retorno ao trabalho e a eliminação das proteções do serviço público — amplamente conhecida como “Anexo F” — visam ajudar o presidente a substituir funcionários públicos antigos por pessoas leais.