O líder norte-americano revelou publicamente que espera por uma solução negociada com o governo iraniano, ao mesmo tempo em que reforça a presença militar na região
Em meio ao aumento das tensões no Oriente Médio, uma nova frota naval dos Estados Unidos se dirige ao Irã, conforme anunciou o presidente norte-americano, Donald Trump, na terça-feira, 27. Trump revelou publicamente que espera por uma solução negociada com o governo iraniano, ao mesmo tempo em que reforça a presença militar na região.
Apesar do tom de intimidação, Trump disse que esperar chegar a um ‘acordo’
“Há outra bela armada navegando majestosamente em direção ao Irã neste momento”, declarou, ressaltando o movimento estratégico das forças navais norte-americanas. Apesar do tom de intimidação, o presidente também afirmou: “Espero que cheguem a um acordo”, sem detalhar os possíveis termos para negociações bilaterais.
Agravamento da crise entre Estados Unidos e Irã
O relacionamento entre os dois países se agravou nos últimos meses, depois de protestos violentos no Irã, que resultaram em mais de 6 mil mortos, incluindo cerca de 500 integrantes das forças de segurança. O governo iraniano reprimiu fortemente as manifestações de rua, contribuindo para a escalada da crise.
No contexto desse impasse, autoridades iranianas inauguraram, na segunda-feira 25, um mural simbólico na Praça Enghelab, em Teerã. A arte exibe aviões danificados em um porta-aviões e traz a mensagem, em farsi e inglês: “Quem semeia vento colhe tempestade”, em clara advertência aos Estados Unidos diante do envio das embarcações militares para a região.