A imigração ainda é a questão mais popular do presidente Trump.
Quando se trata de imigração, o presidente Trump tem sido absolutamente firme.
Na verdade, ele lidou tão bem com a imigração que ela saiu das quatro ou cinco principais questões para os americanos. Foi a questão número um ou dois em todas as pesquisas para os americanos durante o ciclo eleitoral de 2024.
Trump tomou posse e, no mesmo dia, tudo começou a se consertar porque ele disse: vamos reforçar a fronteira, não venham aqui.
As pessoas pararam de vir.
Na segunda-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, anunciou:
Ainda esta tarde, o presidente Trump assinará uma ordem executiva sobre lei e ordem e outra ordem executiva sobre cidades santuários. A primeira ordem executiva fortalecerá e liberará a aplicação da lei americana para perseguir criminosos e proteger cidadãos inocentes. A segunda ordem executiva se concentra na proteção das comunidades americanas contra estrangeiros criminosos e determinará que o Procurador-Geral e o Secretário de Segurança Interna publiquem uma lista de jurisdições estaduais e locais que obstruem a aplicação das leis federais de imigração.
Tudo isso é muito bom. Ele assinou três ordens executivas, incluindo uma que instruía a Procuradora-Geral Pam Bondi e a Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, a buscar todas as medidas legais e coercitivas necessárias contra as chamadas cidades santuários.
A questão é a seguinte: a aplicação da lei local não pode ser militarizada pelo governo federal, de acordo com a Lei Posse Comitatus, para efetivamente fazer cumprir a lei federal. Isso não é permitido.
No entanto, a obstrução da justiça, que vem acontecendo nessas cidades santuários, onde o ICE intervém e as autoridades locais obstruem ativamente o esforço, declarando que são cidades santuários e fazendo de tudo para frustrar a lei federal, é algo que o governo federal deveria reprimir.
Outra dessas ordens executivas “visa reforçar os recursos legais para policiais acusados de irregularidades, e a terceira busca fazer cumprir as leis existentes que exigem que motoristas profissionais de caminhão sejam proficientes em inglês”, de acordo com o The New York Times .
O presidente Trump também está mobilizando o ICE para perseguir a imigração ilegal onde quer que ela seja encontrada em números significativos.
Na segunda-feira, a CNN relatou:
Agentes federais dos EUA invadiram na manhã de domingo o que as autoridades descreveram como uma boate subterrânea em Colorado Springs e prenderam mais de 100 imigrantes acusados de estarem ilegalmente no país, informou a Agência Antidrogas dos EUA.
Jonathan Pullen, o agente especial responsável, disse: “O que estava acontecendo lá dentro era tráfico significativo de drogas, prostituição e crimes violentos. Apreendemos várias armas lá.”
A operação vinha sendo planejada há meses, segundo Pullen. “Durante a vigilância, os investigadores documentaram tráfico de drogas, prostituição e a presença de pessoas suspeitas de serem membros da gangue venezuelana Tren de Aragua, da gangue internacional MS-13 e dos Hells Angels”, disse Pullen, acrescentando a CNN.
Foi uma operação policial muito grande. A Procuradora-Geral Pam Bondi, ao descrever a natureza da operação, explicou que 170 ligações para o 911 foram feitas nos últimos anos. “Você não acha que isso seria um sinal de alerta? Nada aconteceu. Armas, tiroteios, agressões físicas, nada aconteceu”, disse ela à Fox News .
O trabalho deles com a imigração é o ponto positivo do governo Trump. Eles têm feito um excelente trabalho, mesmo com os tribunais tentando restringi-los em praticamente todos os momentos. O governo Trump tem sido extremamente rigoroso. Eles estão fazendo um bom trabalho em tudo isso e também estão sendo muito agressivos em suas declarações públicas sobre o assunto.
De acordo com o Axios , “funcionários do governo Trump começaram a colocar dezenas de cartazes de imigrantes ilegais presos na entrada da Casa Branca na noite de domingo. Os cartazes — que dizem “PRESO” — especificam vários crimes ligados aos imigrantes retratados e têm o logotipo oficial da Casa Branca na parte inferior.”
Esses cartazes foram criados para reiterar que o objetivo aqui é deportar imigrantes ilegais criminosos.
A imigração ainda é a questão mais popular do presidente Trump.
Deveria ser.