Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 20 fevereiro, 2025
Início » Trump aborda negociações de paz entre Ucrânia e Rússia e diz que Zelenskyy estará envolvido

Trump aborda negociações de paz entre Ucrânia e Rússia e diz que Zelenskyy estará envolvido

Por Alexandre Gomes

Presidente diz que a Guerra Russo-Ucraniana ‘nunca deveria ter começado’

O presidente Donald Trump falou sobre seus planos para acabar com a Guerra Russo-Ucraniana durante uma entrevista coletiva no domingo, afirmando que acredita que os líderes de ambos os países “querem parar de lutar”.

Falando na pista do Aeroporto Internacional de Palm Beach, em West Palm Beach, Flórida, na tarde de domingo, Trump disse que atualmente está no processo de “tentar fazer as pazes com a Rússia e a Ucrânia”.

“E estamos trabalhando muito duro nisso”, ele disse. “É uma guerra que nunca deveria ter começado.”

Quando perguntado se o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy deveria se envolver nas conversas, Trump respondeu afirmativamente.

“Ele estará envolvido, sim”, disse Trump. Quando questionado por um repórter, Trump também disse que permitiria que europeus comprassem armas de fabricação americana vendidas à Ucrânia.

O presidente republicano continuou dizendo que acredita que o presidente russo Vladimir Putin, que começou a guerra em fevereiro de 2014 com a anexação da Crimeia e a intensificou em fevereiro de 2022 ao invadir a Ucrânia, quer acabar com a guerra.

“Eu acho que ele quer parar de lutar”, disse Trump. “Eles têm uma máquina grande e poderosa, você entende isso? E eles derrotaram Hitler e derrotaram Napoleão. Você sabe, ele está lutando há muito tempo… Eu acho que ele gostaria de parar de lutar.”

“Zelenskyy também quer acabar com isso.”

As negociações entre os EUA e a Rússia devem começar na Arábia Saudita esta semana, embora tenha sido relatado anteriormente que a Ucrânia não deveria estar diretamente envolvida. O conselheiro de segurança nacional de Trump, Michael Waltz, disse no “Fox News Sunday” que as negociações envolverão “inquilinos-chave”, a fim de garantir um “fim permanente para a guerra”.

“Os Estados Unidos e a Europa apoiaram o esforço [ucraniano], mas os Estados Unidos, sem dúvida, suportaram o peso desse apoio ao longo dos anos, mas agora o presidente Trump deixou claro que isso precisa acabar”, disse Waltz no domingo.

Os comentários de Trump foram feitos logo após uma entrevista do “Meet the Press” com Zelenskyy ter sido exibida na NBC, na qual o líder ucraniano discutiu Putin e afirmou que “tem medo” de Trump.

“Eu disse que [Putin] é um mentiroso”, disse Zelenskyy sobre um telefonema recente para Trump. “E ele disse: ‘Acho que meu sentimento é que ele está pronto para essas negociações.’ E eu disse a ele: ‘Não, ele é um mentiroso. Ele não quer paz.'”

“Mas acho que ele está realmente um pouco assustado com o presidente Trump”, Zelenskyy acrescentou. “E acho que o presidente tem essa chance, e ele é forte. E acho que realmente ele pode pressionar Putin para negociações de paz. Sim, acho que sim. Acho que ele pode, mas não confie nele. Não confie em Putin. Não confie apenas em palavras sobre cessar-fogo.”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.