Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 17 novembro, 2024
Início » Tráfico de drogas na França: Redes do Brasil, Holanda e Nigéria preocupam autoridades

Tráfico de drogas na França: Redes do Brasil, Holanda e Nigéria preocupam autoridades

Por Marina B.

Nesta terça-feira (20), tanto o Le Parisien quanto o Le Monde destacam um fenômeno alarmante: o aumento do tráfico de drogas e da violência das gangues na França, que está gerando crescente preocupação entre as autoridades policiais do país. As principais redes de tráfico de entorpecentes parecem ter dimensões internacionais, com conexões em países como Nigéria, Holanda e Brasil.

O Le Monde foca na região de Bouches-du-Rhône, no sul da França, cuja capital é Marselha. Na cidade, gangues nigerianas envolvidas no tráfico se fortaleceram significativamente nos últimos anos. De acordo com o relatório, essas facções começaram como auxiliares em redes de tráfico já estabelecidas na região, atuando como vigias ou traficantes de baixo escalão. Atualmente, elas controlam operações-chave do tráfico de drogas em diversos pontos do litoral sul francês, segundo fontes da polícia local.

O artigo afirma que as gangues nigerianas são tão influentes que o controle do tráfico, especialmente de cocaína e heroína, também foi observado em várias cidades da Sicília, na Itália, que é considerada uma porta de entrada para essas organizações criminosas na Europa.

Em Paris, o Le Monde revela que investigações realizadas nos últimos três anos pela Divisão Antidrogas da polícia francesa desmantelaram redes internacionais de tráfico de drogas, algumas com filiais que iam da Holanda ao Brasil. Essas facções parisienses operavam em locais como restaurantes e salões de cabeleireiro, concentrando-se no 18º distrito da capital.

Explosão de Violência Sem Precedentes

Na mesma linha sobre o tráfico, o Le Parisien menciona Grenoble, a capital dos Alpes franceses, que enfrenta uma “explosão sem precedentes de violência ligada ao tráfico de drogas”. O procurador público Éric Vaillant, entrevistado pelo jornal, alerta para o aumento dos tiroteios na região. “Nunca vi nada semelhante desde que assumi meu cargo em Grenoble, há cinco anos. Tiroteios a cada dois ou três dias durante quase um mês”, afirmou, comparando a situação a “uma intensa guerra de gangues”.

Segundo Vaillant, “desde o início do ano, ocorreram cerca de 15 tiroteios, com vários feridos e um morto. O que torna a situação mais preocupante nas últimas semanas é a frequência dos incidentes. O tráfico em Grenoble já foi intenso há décadas, mas agora está em um nível elevado para os padrões franceses.”

Ele também afirmou que, de acordo com suas investigações, os traficantes de drogas encarcerados continuam a administrar seus negócios de dentro das prisões. Vaillant destaca que os lucros de alguns “chefões locais” podem alcançar até € 35 mil por dia, o equivalente a mais de R$ 200 mil.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.