A quarta semana de Trump no cargo segue-se à assinatura de 65 ordens executivas
O presidente Donald Trump e seu governo devem ter outra semana movimentada enquanto as negociações para o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia estão em andamento.
Trump está enviando um punhado de autoridades dos EUA para a Arábia Saudita esta semana para começar a negociar um potencial acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia. O enviado especial de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, disse à Fox News na manhã de domingo que ele e o Conselheiro de Segurança Nacional Mike Waltz viajarão para a Arábia Saudita na noite de domingo, enquanto o Secretário de Estado Marco Rubio também deve viajar para a Arábia Saudita após sua participação na Conferência Internacional de Segurança de Munique na semana passada e reunião com o Primeiro-Ministro israelense Benjamin Netanyahu em Jerusalém no domingo.
O encontro na Arábia Saudita acontece depois que Trump anunciou na quarta-feira passada que o presidente russo, Vladimir Putin, concordou em iniciar “imediatamente” as negociações de paz.
“Na próxima semana, haverá uma reunião na Arábia Saudita”, disse Trump à mídia durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira. “Não comigo nem com o presidente Putin, mas com altos funcionários. E a Ucrânia também fará parte disso. E vamos ver se podemos acabar com essa guerra. Foi uma guerra horrível. É uma guerra cruel e sangrenta. Queremos acabar com ela.”
Rússia e Ucrânia estão em guerra desde fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu pela primeira vez sua nação vizinha. Trump disse durante a campanha de 2024 que acabaria com a guerra se fosse reeleito, enquanto afirmava que ela nunca teria começado se ele estivesse no Salão Oval na época.
Trump encarregou sua equipe de autoridades americanas de realizar reuniões de paz sob sua orientação na Arábia Saudita, disse Witkoff no domingo à Maria Bartiromo, da Fox News.
“Estou indo hoje à noite. Viajarei para lá com o conselheiro de segurança nacional, e teremos reuniões sob a direção do presidente. E espero que façamos algum progresso realmente bom com relação à Rússia, Ucrânia “, disse Witkoff.
Nos Estados Unidos, Trump passou o fim de semana em Mar-a-Lago, na Flórida, antes de ir para a Daytona 500, onde os fãs explodiram em aplausos quando o Air Force One sobrevoou o Daytona International Speedway. Trump é o primeiro presidente em exercício a comparecer a duas corridas da Daytona 500 no Daytona International Speedway, tendo comparecido anteriormente à corrida de 2020.
A agenda de Trump para esta semana também pode incluir uma reunião com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, que solicitou uma visita do presidente à Casa Branca.
Trump disse à mídia na sexta-feira que falou com o primeiro-ministro do Reino Unido e que aceitou um pedido de reunião na Casa Branca.
” Vamos ter uma reunião amigável, muito boa. Temos muitas coisas boas acontecendo. Mas ele pediu para vir me ver, e eu simplesmente aceitei seu pedido “, disse Trump.
Trump disse que a reunião seria realizada “muito em breve”, sugerindo que aconteceria na próxima semana ou na semana seguinte. Nenhum detalhe foi revelado sobre o foco da próxima reunião, embora ela venha logo após Trump anunciar um plano de “tarifa recíproca” na quinta-feira que imporá tarifas “justas e recíprocas” a todos os principais parceiros comerciais dos EUA.
“Sobre comércio, decidi, para fins de justiça, que cobrarei uma tarifa recíproca , o que significa que o que quer que os países cobrem dos Estados Unidos da América, nós cobraremos deles, nem mais, nem menos. Em outras palavras, eles nos cobram um imposto ou tarifa, e nós cobramos deles exatamente o mesmo imposto ou tarifa, muito simples”, disse Trump na Casa Branca sobre o plano tarifário.
Na frente da política energética , Trump criou o Conselho Nacional de Domínio Energético na sexta-feira, que deverá “libertar” a independência energética.
“Temos mais energia do que qualquer outro país, e agora estamos liberando-a”, disse Trump na sexta-feira do Salão Oval quando assinou uma ordem executiva estabelecendo o conselho de energia. “Eu chamo isso de ouro líquido sob nossos pés, e vamos utilizá-lo.”
Kevin Hassett, diretor do Conselho Econômico Nacional do segundo governo Trump, previu que o conselho trabalhará rapidamente para tornar o setor energético dos EUA dominante, mesmo com ações já na próxima semana.
“O que espero que o senhor veja, senhor, é uma ação já na semana que vem que vai chocar as pessoas sobre o quão bom isso é para os americanos”, disse Hassett a Trump no Salão Oval na sexta-feira.
A quarta semana de Trump no cargo acontece após ele já ter assinado 65 decretos executivos, incluindo 26 somente em seu primeiro dia no cargo.