Dólar Hoje Euro Hoje
sexta-feira, 11 outubro, 2024
Início » Terror nas eleições: 24 candidatos mortos em onda de violência no México

Terror nas eleições: 24 candidatos mortos em onda de violência no México

Por Marina B.

O México lamentavelmente alcançou a trágica marca de 24 candidatos assassinados durante a campanha para as eleições nacionais, estaduais e municipais que estão agendadas para 2 de junho.

No mais recente incidente, Bertha Gisela Gaytán Gutiérrez, candidata à prefeitura na cidade de Celaya (estado de Guanajuato) pelo partido Morena, o mesmo do presidente Andrés Manuel López Obrador, foi fatalmente alvejada a tiros na segunda-feira (1º), juntamente com Adrián Guerrero, candidato a vereador.

“É um dia triste, porque ontem foi assassinada a candidata à prefeitura de Celaya. Estes eventos são profundamente lamentáveis; há pessoas que estão lutando para fazer valer a democracia, que estão nas ruas mostrando a sua coragem, lutando pelos outros, e é muito doloroso ver isso acontecer”, declarou Obrador em sua coletiva de imprensa nesta terça-feira (2).

Guanajuato, o estado onde os dois candidatos foram mortos, é o estado mais violento do México, com mais de 3 mil assassinatos em 2023, a maioria dos quais relacionados a disputas entre cartéis de tráfico de drogas.

A Secretaria Nacional de Segurança e Proteção ao Cidadão informou que as autoridades do México receberam até o momento 108 pedidos de proteção de candidatos para as eleições deste ano. Dessas solicitações, 86 foram atendidas, 12 estão em análise e dez foram recusadas.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.