Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 26 dezembro, 2024
Início » Senadores republicanos oferecem apoio antecipado à escolha de Trump para o FBI, Kash Patel

Senadores republicanos oferecem apoio antecipado à escolha de Trump para o FBI, Kash Patel

Por Alexandre Gomes

Vários senadores republicanos dos EUA disseram no domingo que apoiariam a escolha do presidente eleito Donald Trump de Kash Patel para chefiar o FBI, uma demonstração precoce de apoio a um defensor leal que pediu que o departamento fosse expurgado daqueles que se opõem à agenda de Trump.

Patel, indicado por Trump no sábado, também defendeu uma campanha de retaliação contra os supostos inimigos de Trump.

Patel, 44, pode enfrentar um desafiador processo de confirmação com o Senado dos EUA. Durante o primeiro mandato de Trump, Patel, que aconselhou tanto o diretor de inteligência nacional quanto o secretário de defesa, atraiu animosidade de alguns oficiais de segurança nacional mais experientes, que o viam como volátil e ansioso demais para agradar o então presidente.

Enquanto alguns democratas expressaram no domingo preocupações de que a agência de segurança pública se tornaria politizada e uma ferramenta para Trump perseguir adversários sob o comando de Patel, vários senadores republicanos seniores elogiaram a escolha de Trump.

O senador republicano dos EUA Bill Hagerty disse ao programa “Meet the Press” da NBC que encorajou Trump a escolher Patel.

“Há problemas sérios no FBI. O público americano sabe disso. Eles esperam ver mudanças radicais, e Kash Patel é exatamente o tipo de pessoa para fazer isso”, disse Hagerty.

O senador republicano dos EUA Ted Cruz chamou Patel de “um candidato muito forte”.

Cruz disse ao programa “Face the Nation” da CBS que Patel era um “verdadeiro reformador” que entraria no FBI “para limpar os partidários corruptos” que comandavam a agência.

Os republicanos terão maioria quando o novo Congresso dos EUA se reunir novamente em janeiro.

Ao nomear Patel, Trump está sinalizando que está se preparando para executar sua ameaça de demitir o atual diretor do FBI, Christopher Wray, cujo mandato de 10 anos não expira até 2027.

Wray, um republicano nomeado por Trump em 2017, atraiu sua ira desde então, especialmente após uma operação do FBI em 2022 na propriedade de Trump em Mar-a-Lago, na Flórida, para procurar documentos governamentais confidenciais.

O senador republicano dos EUA Mike Rounds disse que não estava surpreso que Trump quisesse pessoal “que ele acredita ser muito leal”.

Rounds disse que não tinha problemas com o desempenho de Wray como diretor do FBI, chamando-o de “um bom homem” no programa “This Week”, da ABC.

Dick Durbin, um senador democrata dos EUA que será um dos senadores que questionarão Patel durante sua audiência de confirmação, disse em uma declaração: “O Senado deve rejeitar esse esforço sem precedentes para usar o FBI como arma para a campanha de retaliação que Donald Trump prometeu.”

Chuck Grassley, um veterano senador republicano, escreveu no X que ficaria feliz em ver Wray substituído, mas disse que Patel precisava provar seu valor em sua audiência de confirmação.

“Kash Patel precisa provar ao Congresso que vai reformar e restaurar a confiança pública no FBI”, disse Grassley.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.