O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse na quarta-feira que Moscou vê uma pequena janela de oportunidade para firmar acordos com o novo governo dos EUA do presidente Donald Trump, informou a agência de notícias Interfax.
“Não podemos dizer nada hoje sobre o grau de capacidade de negociação do novo governo, mas ainda assim, comparado à desesperança em todos os aspectos do antigo chefe da Casa Branca (Joe Biden), há uma janela de oportunidade hoje, ainda que pequena”, disse Ryabkov, de acordo com a Interfax.
“Portanto, é importante entender com o que e com quem teremos que lidar, qual a melhor forma de construir relações com Washington, qual a melhor forma de maximizar as oportunidades e minimizar os riscos”, disse ele, falando no Instituto de Estudos dos EUA e Canadá, um centro de estudos em Moscou.
Trump, que assumiu o cargo na segunda-feira, disse que poderia acabar com a guerra na Ucrânia rapidamente, sem especificar como.
Ele alertou na terça-feira que provavelmente imporia mais sanções à Rússia se o presidente Vladimir Putin se recusasse a negociar para encerrar o conflito de quase três anos.
Trump não deu detalhes sobre as possíveis sanções adicionais à Rússia, que já está sob sanções ocidentais significativas por sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.