Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 14 janeiro, 2026
Início » Rubio e Vance se reúnem com autoridades da Dinamarca e da Groenlândia

Rubio e Vance se reúnem com autoridades da Dinamarca e da Groenlândia

Por Alexandre Gomes

Ministros serão recebidos pelo vice-presidente nesta quarta-feira, na Casa Branca

Os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca e da Groenlândia se reunirão, nesta quarta-feira, 14, com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e com o vice-presidente J. D. Vance. O encontro acontecerá na Casa Branca e ocorre em meio ao aumento da tensão diplomática entre Washington, Copenhague e Nuuk em torno do futuro da ilha ártica.

A reunião foi anunciada nesta terça-feira pelo chanceler dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen. Segundo ele, Vance decidiu participar pessoalmente das conversas e será o anfitrião do encontro. Paralelamente, autoridades da Dinamarca informaram que também se reunirão com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, para tratar da segurança no Ártico.

A iniciativa diplomática ocorre depois de declarações recentes do presidente dos EUA, Donald Trump, que voltou a defender um maior controle norte-americano sobre a Groenlândia. Trump considera a ilha estratégica do ponto de vista militar e geopolítico, sobretudo diante da disputa de influência no Ártico e do avanço de potências como Rússia e China na região.

Por que Trump quer a Groenlândia

O interesse de Trump pela Groenlândia não é novo. Durante seu primeiro mandato, ele sugeriu publicamente a compra da ilha. A proposta foi rejeitada por autoridades dinamarquesas e groenlandesas.

A possibilidade de anexação do território voltou a ser comentada por Trump nas últimas semanas, o que gerou tensão diplomática entre os países.

No ano passado, durante uma visita à Base Aérea Norte-Americana de Pituffik, no noroeste da Groenlândia, Vance afirmou que a Dinamarca seria um “mau aliado” por, segundo ele, não fazer o suficiente para garantir a segurança do território. Na época, a declaração provocou reação imediata do governo dinamarquês.

Atualmente, a Groenlândia abriga importantes instalações militares norte-americanas, mantidas com base em acordos firmados entre Washington e Copenhague. Mesmo assim, autoridades locais reiteram que a soberania da ilha não está em negociação.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.