Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 28 setembro, 2024
Início » Revolta agrícola alarma a Europa: Agricultores anunciam ‘bloqueio simbólico’ em massa

Revolta agrícola alarma a Europa: Agricultores anunciam ‘bloqueio simbólico’ em massa

Por Marina B.

A revolta dos agricultores está se alastrando por toda a Europa. Após a França, foi a vez da Espanha anunciar, nesta terça-feira (30), sua adesão às mobilizações. Apesar das novas medidas anunciadas por Paris para conter a crise, os produtores rurais estão decididos a realizar um “bloqueio simbólico” da capital.

Após manifestações na Alemanha, Polônia, Romênia, Bélgica e Itália nas últimas semanas, os três principais sindicatos agrícolas espanhóis anunciaram “mobilizações” em todo o país nas próximas semanas.

O comunicado conjunto da Asaja, UPA e Coag destaca a crescente frustração e desconforto no setor agrícola europeu e espanhol, atribuindo-os principalmente à “burocracia sufocante gerada pelas regulamentações europeias”. As organizações buscam um “relaxamento” e uma “simplificação” da política agrícola da União Europeia, juntamente com um “plano de ação ambicioso” em nível europeu e nas regiões espanholas.

Na França, os agricultores continuam perturbando o trânsito em quase todo o país, afetando mais de um quarto dos departamentos franceses (30). Bloqueios estratégicos foram organizados em torno de Paris e em várias estradas, embora, até agora, o anunciado “cerco” à capital não tenha se concretizado.

Na Itália, dezenas de agricultores protestaram na terça-feira perto de Milão, declarando terem sido “traídos pela Europa”. Enquanto isso, o governo grego, também enfrentando protestos crescentes do setor agrícola, comprometeu-se a acelerar o pagamento de ajuda financeira aos agricultores afetados pelas graves inundações do ano passado.

O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, em sua declaração de política geral na terça-feira, prometeu estar presente e responder à crise. No entanto, as promessas não surtiram efeito, levando a Confederação Agrícola da França a pedir aos agricultores que bloqueiem os centros de compra dos supermercados e ataquem os “predadores da renda rural”. O sindicato expressou insatisfação, afirmando que não há compromisso do governo em discutir a proibição de compras abaixo do preço de custo dos produtos agrícolas. Os agricultores planejam estender as mobilizações e bloqueios de estradas por vários dias até que medidas de emergência concretas sejam adotadas.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.