Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 13 outubro, 2025
Início » Relatório expõe presença maciça do FBI no Capitólio em 6 de janeiro

Relatório expõe presença maciça do FBI no Capitólio em 6 de janeiro

Por Alexandre Gomes

Vários agentes disseram que estavam sendo usados ​​como “peões políticos”.

Um relatório pós-ação do FBI recentemente divulgado revela que a agência enviou centenas de agentes ao Capitólio durante o tumulto de 6 de janeiro, muitos dos quais reclamaram mais tarde de não terem certeza do que deveriam fazer lá.

O relatório revela que 274 agentes do FBI do Escritório de Campo de Washington da agência estavam presentes dentro e ao redor do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Isso incluía “agentes que responderam aos ataques nos terrenos do Capitólio, bem como dentro do Capitólio, às bombas caseiras e ao caminhão vermelho que se acreditava conter dispositivos explosivos”, de acordo com o relatório obtido pelo Just the News.

O relatório, enviado recentemente ao Comitê Judiciário da Câmara pelo diretor do FBI, Kash Patel, indica que vários agentes acreditavam que estavam mal equipados e despreparados para responder à situação.

“A resposta inicial de respondermos novamente a um motim ‘mantendo a linha’ não pareceu apropriada porque não temos o equipamento, os equipamentos ou o treinamento para controle de motins”, escreveu um agente.

“Assim como em junho, agentes foram novamente mobilizados nas ruas (especificamente ao redor do Capitólio) e simplesmente instruídos a se posicionarem atrás do Departamento de Polícia de Moscou. Nenhuma outra orientação. Quando questionados especificamente sobre o que deveriam fazer ou com quem deveriam se comunicar, a resposta que receberam foi simplesmente que a gerência havia dito para irem até lá e não houve resposta”, disse outro agente. “Agentes do FBI não têm treinamento nem equipamento para controle de distúrbios.”

O deputado Barry Loudermilk (R-GA), presidente de uma subcomissão judiciária da Câmara que investiga o caso em 6 de janeiro, disse ao Just the News que o número de agentes do FBI presentes no Capitólio levantou mais questões.

Por que o Congresso está descobrindo agora que havia significativamente mais agentes do FBI no Capitólio do que o identificado anteriormente? Os tribunais que julgaram os casos relacionados a 6 de janeiro foram informados de que esses agentes estavam no Capitólio? Algum dos agentes encarregados de investigar indivíduos no Capitólio foi chamado para depor durante os processos dos réus do caso J6? Algum dos ex-líderes do FBI testemunhou sobre o pessoal adicional no Capitólio? Ele perguntou.

Os legisladores republicanos pressionaram repetidamente o FBI sobre o que ele sabia — e como respondeu — em 6 de janeiro. Um relatório anterior do Inspetor Geral revelou que o FBI também tinha pelo menos 26 informantes em Washington, DC, em 6 de janeiro de 2021, incluindo alguns que cometeram crimes.

O relatório também continha reclamações de agentes que afirmavam que os casos de 6 de janeiro tinham motivação política. Um agente afirmou que estavam sendo feitas perguntas na “minha comunidade” sobre as “diferentes respostas” aos distúrbios de 2020 em comparação aos de 6 de janeiro.

“Éramos uma organização apolítica, mas não nos vejo mais como uma organização de baixo para cima. Fomos usados ​​como peões em uma guerra política, e a liderança do FBI caiu na armadilha e permitiu que isso acontecesse. Devemos decidir bolas e strikes, independentemente da pressão política, agora nem podemos ser confiáveis ​​para estar em campo”, escreveu o agente.

Outro agente compartilhou um sentimento semelhante.

“As ações de 6 de janeiro de 2021 foram absolutamente desprezíveis e inaceitáveis ​​em uma sociedade civilizada. O que é ainda mais inaceitável foi a hipocrisia demonstrada pelo FBI e sua liderança na tentativa de perseguir os envolvidos nos distúrbios no Capitólio, enquanto nós, como agentes, assistíamos a cidades em chamas por toda a América durante o verão de 2020”, escreveu o agente.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.