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sexta-feira, 4 outubro, 2024
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Quase metade dos que recebem benefício de cidadania não tem passaporte alemão

Por Alexandre Gomes

A proporção de beneficiários estrangeiros de benefícios de cidadania aumentou para 2,7 milhões – o que corresponde a quase metade de todos os beneficiários. Sahra Wagenknecht vê isto como “o fracasso da política de migração”.

O número de estrangeiros com benefício de cidadania aumentou significativamente nos últimos anos para 2,7 milhões. Cerca de 48 por cento dos beneficiários de benefícios dos cidadãos não possuem passaporte alemão. Em 2021, cerca de dois milhões de estrangeiros estavam em segurança básica. A principal razão para o aumento é o movimento de refugiados após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Dos cerca de 5,6 milhões de beneficiários de segurança básica em Maio, 2,9 milhões eram alemães, como pode ser visto numa resposta do governo a uma consulta do BSW disponível à Agência de Imprensa Alemã. De acordo com estatísticas da Agência Federal de Emprego, a proporção de estrangeiros em 2023 foi ainda ligeiramente inferior, com cerca de 2,6 milhões de estrangeiros e 2,9 milhões de alemães a receberem benefícios de cidadania. Em 2021, um ano antes do ataque da Rússia à Ucrânia, apenas 2 milhões de estrangeiros e 3,3 milhões de alemães estavam cobertos pela segurança básica na altura.

A fundadora do partido BSW, Sahra Wagenknecht, disse ao DPA: “O facto de quase metade dos beneficiários dos benefícios dos cidadãos não terem agora um passaporte alemão prova o fracasso da política alemã de migração e integração e contribui para o facto de o dinheiro dos cidadãos se tornar cada vez mais impopular.”

Wagenknecht quer cortar benefícios

Wagenknecht diz: “Um estado de bem-estar social forte só funciona se nem todos puderem imigrar para ele.” O fundador do BSW apela a uma reforma do dinheiro dos cidadãos. Os refugiados reconhecidos deveriam ser autorizados a trabalhar – mas não deveriam ter direito a benefícios sociais sem pagamentos prévios.

O pesquisador do IAB, Weber, por outro lado, diz: “A segurança básica é o sistema certo porque você pode apoiar as pessoas aqui em termos de política de mercado de trabalho”. O sindicalista Piel acredita que o apoio intensivo daqueles que recebem benefícios dos cidadãos dos centros de emprego.” está valendo a pena. Ela está aludindo ao aumento do número de colocações. De acordo com o IAB, este ano há duas vezes mais ucranianos que saem do desemprego e vão trabalhar todos os meses do que no ano anterior.

Exemplo Dinamarca?

Wagenknecht acusou a social-democracia alemã de não compreender que o sistema social precisa de limites à imigração – em contraste com o sistema dinamarquês. O cientista Weber, por outro lado, afirma que os benefícios foram significativamente reduzidos na Dinamarca. “O resultado: mais emprego para os homens, mas apenas temporariamente. A aquisição da língua e os resultados educacionais foram mais fracos, apenas a criminalidade aumentou.”

Mas porque é que muitas vezes demora tanto tempo para os estrangeiros passarem dos benefícios de cidadão para um emprego – especialmente visível para muitas pessoas da Ucrânia? “Os tempos de espera muitas vezes longos para um curso de idiomas e integração significavam muito tempo perdido”, diz Weber. Nesse ínterim, novos professores foram contratados e a oferta foi ampliada. Houve um pico em 2023 com 363 mil participantes em cursos de integração. Mas no ano passado a espera entre a obrigação ou elegibilidade e o início do curso ainda demorava em média mais de quatro meses.

Weber diz que os centros de emprego devem estar bem montados e equipados. “Tendo em conta o número ainda elevado de refugiados que recebem benefícios de cidadania, não devemos perder a paciência”, afirma Weber, investigador do IAB. “Se você investir no sistema de benefícios ao cidadão com foco na qualificação e colocação, o estado pode fazer bons negócios.” Dados os impostos e taxas esperados devido a mais pessoas precisando de ajuda para conseguir empregos, os investimentos em idiomas e qualificações teriam “ um alto retorno”.

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