Putin reclamou que as nações ocidentais estavam competindo no Ártico.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse na quinta-feira que acredita que o presidente Donald Trump leva muito a sério a expansão das fronteiras territoriais dos Estados Unidos por meio da aquisição da Groenlândia.
Putin fez os comentários durante o 6º Fórum Internacional do Ártico, em Murmansk, onde lamentou a competição cada vez maior das nações ocidentais na região do Ártico.
“O papel e a importância do Ártico para a Rússia e para o mundo inteiro estão obviamente crescendo”, disse Putin. “Lamentavelmente, a competição geopolítica e a luta por posições nesta região também estão aumentando.”
“Basta dizer sobre os planos dos Estados Unidos de anexar a Groenlândia, como todos sabem”, ele disse. “Mas você sabe, isso pode surpreender alguém apenas à primeira vista. É um erro profundo tratá-lo como uma conversa absurda da nova administração dos EUA. Nada disso.”
Putin observou que a ideia vem sendo discutida nos Estados Unidos há mais de cem anos.
“Em suma, os Estados Unidos têm planos sérios em relação à Groenlândia”, ele disse. “Esses planos têm longas raízes históricas, como acabei de mencionar, e é óbvio que os Estados Unidos continuarão a promover consistentemente seus interesses geoestratégicos, político-militares e econômicos no Ártico.”