O presidente dos EUA pediu a trégua durante um telefonema com o chefe do Kremlin, segundo o The New York Post
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou, nesta quinta-feira, 29, que o governante russo, Vladimir Putin, concordou em se abster de atacar a Ucrânia por uma semana, devido às condições de frio extremo. Putin teria aceitado o pedido durante uma ligação entre os dois, segundo o jornal The New York Post.
“Eu pedi pessoalmente ao presidente Putin que não disparasse contra Kiev e as cidades e vilas por uma semana”, disse o chefe da Casa Branca. “É extraordinário. É recorde lá.”
“Ele [Putin] concordou em fazer isso, e tenho de dizer que as pessoas disseram: ‘Não desperdice a ligação, você não vai conseguir isso’”, prosseguiu Trump. “E ele concordou, e estamos muito felizes por ele ter feito isso.”
Ataque russo com mais de 50 drones deixa mortos na Ucrânia
Um ataque russo com mais de 50 drones atingiu prédios residenciais e universitários em Odessa, no sul da Ucrânia, e matou pelo menos três pessoas na madrugada da terça-feira 27.
O número de mortos foi confirmado pelo chefe da administração militar local, Serhiy Lysak. As autoridades afirmam que o total de vítimas pode aumentar, já que há pessoas sob os escombros.
Além de Odessa, drones russos atingiram as regiões de Lviv, Dnipro, Mykolaiv, Sumy e Kharkiv. Ao todo, a Rússia lançou 165 drones de ataque contra a Ucrânia durante a noite, cerca de cem do tipo Shahed. Em Kharkiv, a segunda maior cidade do país, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica.