Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 5 fevereiro, 2025
Início » Presidente do Panamá diz que país encerrará importante acordo econômico com a China após visita de Rubio

Presidente do Panamá diz que país encerrará importante acordo econômico com a China após visita de Rubio

Por Alexandre Gomes

A vitória no domingo aconteceu depois que Trump obteve uma grande vitória na semana passada sobre o presidente da Colômbia, depois que ele tentou impedir voos de deportação.

O presidente panamenho, José Raúl Mulino, disse na tarde de domingo que seu país se retirará da predatória Iniciativa do Cinturão e Rota da China comunista, após reunião com o Secretário de Estado Marco Rubio .

A viagem de Rubio acontece no momento em que o presidente Donald Trump sinalizou que está disposto a usar poder militar para retomar o controle do Canal do Panamá se o país não recuperar o controle total sobre as operações do canal da China.

“Uma coisa importante, que é uma decisão que tomei e comuniquei a ele, é que o memorando de entendimento de 2017 sobre a Rota da Seda, parte da Iniciativa Cinturão e Rota, não será renovado pelo meu governo”, disse Mulino. “Isso é um fato.”

“Vamos estudar a possibilidade de terminar antes ou não”, continuou ele. “Acho que vai ser renovado em um ou dois anos, porque é a cada três.”

“Portanto, essa iniciativa que foi assinada não será renovada pelo meu governo”, acrescentou.

Rubio agradeceu a Mulino por seu apoio ao programa de repatriação de imigrantes ilegais, que reduziu a migração ilegal através do Darien Gap.

Os dois líderes também falaram sobre a melhoria das condições de concorrência justa entre as empresas norte-americanas e o apoio de Mulino a uma Venezuela democrática e livre.

“O Secretário Rubio expressou sua gratidão pela discussão produtiva e ressaltou a dedicação dos Estados Unidos em tornar ambas as nações mais seguras, fortes e prósperas”, acrescentou a declaração. “Ele observou que esta reunião marca um passo importante para revigorar o relacionamento estratégico entre os Estados Unidos e o Panamá, em linha com a visão do Presidente Trump.”

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.