Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 10 outubro, 2024
Início » Presidente da Assembleia Nacional Venezuelana pede cancelamento de convite à União Europeia para observar eleições

Presidente da Assembleia Nacional Venezuelana pede cancelamento de convite à União Europeia para observar eleições

Por Marina B.

Na última terça-feira (14), Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, propôs em uma sessão o cancelamento do convite feito à União Europeia (UE), para observar as eleições presidenciais venezuelanas, agendadas para 28 de julho.

Em sua proposta, Rodríguez sugere que a liderança da Assembleia Nacional, envie uma carta ao presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, solicitando a retirada do convite à UE, alegando que são “rudes, bastardos, canalhas, ilegais e ilegítimos”.

Rodríguez também acusa a UE de parcialidade política, afirmando que o objetivo da organização é que o poder na Venezuela seja controlado por um “fantoche dos Estados Unidos”.

O convite aos observadores internacionais faz parte do compromisso do Acordo de Barbados, que visa garantir a transparência das eleições presidenciais. No entanto, a solicitação de Rodríguez ameaça a presença da missão de observação da UE, que já havia sido confirmada e participou das eleições regionais de 2021.

Apesar de reconhecer melhorias em comparação com eleições anteriores, a missão de observação da UE identificou graves falhas democráticas em 2021, o que resultou em sua expulsão pelo governo de Maduro.

Em ações recentes, na segunda-feira (13), a UE removeu quatro venezuelanos da lista de sanções como forma de demonstrar apoio à realização das eleições na Venezuela. Entre os removidos estão o presidente do Conselho Nacional Eleitoral, Elvis Amoroso, e três ex-funcionários do órgão.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.