Na segunda-feira, a polícia italiana prendeu um cidadão do Tajiquistão no Aeroporto de Fiumicino, em Roma, devido a um mandado de captura internacional por sua associação ao Estado Islâmico.
Ilkhomi Sayrakhmonzoda, de 32 anos, foi detido logo após desembarcar de um voo de Eindhoven, nos Países Baixos, ao final da manhã de segunda-feira. As autoridades italianas monitoraram seus movimentos desde que ele saiu do avião, observando se ele estava sendo esperado por alguém. Ao constatar que ele estava sozinho, os agentes intervieram e o prenderam enquanto ele aguardava o trem para o centro de Roma.
O cidadão do Tajiquistão, que usava identidades falsas para evitar a detecção pelas autoridades, é acusado de ter se juntado ao Estado Islâmico e combatido na Síria em 2014.
O telefone celular do suspeito e dois mil euros em dinheiro foram apreendidos pela polícia. As autoridades estão investigando seu destino na Itália e seus contatos no país.
O Ministro do Interior italiano, Matteo Piantedosi, destacou que a prisão é “um resultado significativo, resultado das atividades eficazes de prevenção realizadas por nossos órgãos no território nacional para combater a ameaça terrorista”.
Desde 7 de outubro do ano passado, 51 pessoas foram expulsas da Itália por razões de segurança.