Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 26 novembro, 2025
Início » Pete Hegseth descarrega sobre vídeo sobre a insurreição: ‘Uma Operação de Influência Motivada Politicamente’

Pete Hegseth descarrega sobre vídeo sobre a insurreição: ‘Uma Operação de Influência Motivada Politicamente’

Por Alexandre Gomes

“A @‌DeptOfWar não vai cair nem aceitar.”

O secretário de guerra Pete Hegseth deu uma reprimenda a um pequeno grupo de democratas — a maioria veteranos das Forças Armadas dos Estados Unidos — que criaram um vídeo que parecia estar ativamente incentivando militares atuais a desobedecer ordens do presidente Donald Trump.

No vídeo em questão, seis democratas — a ex-analista da CIA e senadora Elissa Slotkin (D-MI), junto com a deputada Chrissy Houlahan (D-PA), Maggie Goodlander (D-NH), Jason Crow (D-CO) e o senador Mark Kelly (D-AZ) — pediram que os militares considerem seriamente se as ordens vindas da Casa Branca eram “legais” e deixaram claro que talvez não fossem.

Hegseth criticou os seis parlamentares em uma postagem na terça-feira, apontando que, embora os civis possam não pensar nada sobre o que disseram, os militares deveriam saber melhor.

“O vídeo desprezível que exorta @‌DeptofWar tropas a ‘recusar ordens ilegais’ pode parecer inofensivo para civis — mas tem um peso diferente dentro das forças armadas”, explicou Hegseth. “Essa foi uma operação de influência motivada politicamente: nunca nomeou uma ‘ordem ilegal’ específica; Isso criou ambiguidade, não clareza; Utilizava uma linguagem cuidadosamente roteirizada e com sonoridade jurídica; Ela reformulou sutilmente a obediência militar em torno da desconfiança partidária, em vez de processos legais estabelecidos.”

“Nos militares, retórica vaga e ambiguidade minam a confiança, criam hesitação na cadeia de comando e corrói a coesão”, continuou. “O exército já tem procedimentos claros para lidar com ordens ilegais. Não precisa de atores políticos injetando dúvidas em uma cadeia de comando já clara. Como veteranos de vários tipos, os Seis Sediciosos sabiam exatamente o que estavam fazendo — semeando dúvidas por meio de uma operação de influência motivada politicamente. A @‌DeptofWar não vai cair nem aceitar isso.”

Pete Hegseth on Twitter / X

Após observar na segunda-feira que o senador Kelly — o único dos seis que se aposentou das forças armadas — ainda estava sujeito ao Código Uniforme de Justiça Militar (UCMJ), Hegseth enviou na terça-feira um memorando ao Secretário da Marinha pedindo uma revisão completa dos comentários de Kelly sobre o vídeo. Ele disse que esperaria um resumo sobre a revisão do Secretário da Marinha até, no máximo, 10 de dezembro.

Department of War 🇺🇸 on Twitter / X

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.