Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 3 outubro, 2024
Início » Pesticida tóxico encontrado em cereais populares ameaça a fertilidade e a saúde dos americanos, alerta estudo

Pesticida tóxico encontrado em cereais populares ameaça a fertilidade e a saúde dos americanos, alerta estudo

Por Marina B.

Quatro em cada cinco americanos estão expostos a um pesticida pouco conhecido encontrado em alimentos populares à base de aveia, como Cheerios e Quaker Oats, associado à redução da fertilidade e atraso na puberdade, alertam autoridades na quinta-feira.

O Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) divulgou um estudo alarmante no Journal of Exposure Science & Environmental Epidemiology, revelando que 80% dos americanos testaram positivo para o pesticida clormequato, usado em culturas de aveia e grãos importados para os EUA.

A substância, considerada altamente tóxica, é aplicada nas culturas para alterar seu crescimento, facilitando a colheita. Surpreendentemente, o EWG descobriu a presença do clormequato em 92% dos alimentos à base de aveia comprados em maio de 2023, incluindo marcas populares como Quaker Oats e Cheerios.

Embora os efeitos do clormequato em humanos ainda estejam sendo estudados, pesquisas anteriores em animais revelaram danos ao sistema reprodutivo e ao desenvolvimento fetal.

Apesar das crescentes preocupações, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, sob a administração Biden, propôs permitir o uso do clormequato em culturas nos EUA, uma decisão criticada pelo EWG como perigosa.

Enquanto isso, a FDA enfrenta pedidos para exigir testes de clormequato em alimentos dos EUA. Porém, a agência não comentou sobre o assunto até o momento.

Com a exposição contínua dos americanos ao clormequato, o EWG está pressionando por medidas regulatórias mais rigorosas para proteger a saúde pública diante dessa ameaça química crescente.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.