Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 13 outubro, 2024
Início » Perigo iminente: Irã avisa Rússia sobre ataque terrorista

Perigo iminente: Irã avisa Rússia sobre ataque terrorista

Por Alexandre G.

O Irã alertou a Rússia sobre a possibilidade iminente de uma grande “operação terrorista” em território russo, antes do massacre ocorrido em uma sala de concertos próxima a Moscou no mês passado, revelaram três fontes bem informadas sobre o assunto.

Neste ataque, considerado o mais letal na Rússia em 20 anos, indivíduos armados abriram fogo com armas automáticas contra os espectadores em 22 de março na Prefeitura de Crocus, resultando na morte de pelo menos 144 pessoas em atos de violência reivindicados pelo grupo militante Estado Islâmico.

Os Estados Unidos também tinham previamente alertado a Rússia sobre a possibilidade de um ataque militante islâmico, mas Moscou, profundamente desconfiada das intenções de Washington, minimizou essas informações.

No entanto, a Rússia encontra mais dificuldade em rejeitar informações provenientes do Irã, seu aliado diplomático, sobre o ataque, o que também levantou dúvidas sobre a eficácia dos serviços de segurança russos. Tanto Moscou quanto Teerã, ambos sob sanções ocidentais, intensificaram a cooperação militar e em outras áreas durante a guerra de dois anos na Ucrânia.

“Teerã compartilhou informações com Moscou dias antes do ataque na Rússia sobre uma potencial grande operação terrorista dentro do país, obtida através de interrogatórios de pessoas detidas em conexão com ataques mortais no Irã”, afirmou uma das fontes à Reuters.

Em janeiro, o Irã prendeu 35 pessoas, incluindo um comandante do braço ISIS-Khorasan (ISIS-K) do Estado Islâmico baseado no Afeganistão, que afirmou estar ligado aos dois ataques de 3 de janeiro na cidade de Kerman, que resultaram na morte de quase 100 pessoas.

Os ataques de 22 de março em Moscou e os de 3 de janeiro no Irã foram reivindicados pelo Estado Islâmico. Fontes de inteligência dos EUA afirmaram que o ISIS-K realizou esses ataques.

O Estado Islâmico, embora tenha sido declarado territorialmente derrotado em 2017 após ocupar grandes áreas do Iraque e da Síria, continua a perpetrar ataques através de seus ramos, como o ISIS-K, que é conhecido por sua brutalidade extrema.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.