Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 4 janeiro, 2025
Início » Parlamento canadense começará a trabalhar para derrotar o governo Trudeau no início de janeiro

Parlamento canadense começará a trabalhar para derrotar o governo Trudeau no início de janeiro

Por Alexandre Gomes

Um comitê parlamentar canadense liderado por um parlamentar da oposição do Partido Conservador realizará reuniões durante o recesso legislativo na esperança de acelerar a derrota do governo do primeiro-ministro Justin Trudeau, disse o parlamentar na sexta-feira.

O Comitê de Contas Públicas da Câmara dos Comuns começará as reuniões em 7 de janeiro para considerar e votar uma moção de desconfiança no governo liberal, disse o presidente do comitê, John Williamson, em uma carta aos membros do painel. A moção teria que ser aprovada na Câmara dos Comuns para derrotar o governo.

O Parlamento se reunirá novamente em 27 de janeiro.

Trudeau, no poder desde 2015, está sob crescente pressão para renunciar desde que sua ex-ministra das Finanças, Chrystia Freeland, renunciou em 16 de dezembro.

Williamson, um legislador conservador, disse que estava preparado para realizar reuniões ao longo de janeiro com o objetivo de realizar uma moção de desconfiança já em 30 de janeiro. Isso seria semanas antes do que um partido de oposição levaria para propor tal moção.

As opções de Trudeau diminuíram desde que o líder do Novo Partido Democrático, Jagmeet Singh, que tem ajudado a manter os liberais no poder, disse na semana passada que tomaria medidas para derrubar o governo minoritário liberal e convocar uma eleição.

“Agora está claro que o Governo Liberal não tem a confiança do Parlamento. Membros conservadores, do Bloc Quebecois e do NDP — representando a maioria dos parlamentares — anunciaram que votarão pela não confiança no Governo Liberal”, disse Williamson em uma cópia da carta que ele postou nas redes sociais.

Trudeau, no entanto, poderia suspender o parlamento, o que encerraria formalmente a sessão atual e impediria os parlamentares da oposição de votarem em uma moção de desconfiança.

Singh disse que apresentaria uma moção de não-confiança depois que a câmara eleita da Câmara dos Comuns retornasse das férias de inverno, mas não disse como seu partido votaria em moções apresentadas por outros partidos. Todos os partidos de oposição precisariam apoiar uma única moção para derrubar o governo.

O painel liderado por Williamson tem cinco parlamentares liberais, quatro parlamentares conservadores e um do NDP e um do Bloc Quebecois.

Os governos canadenses devem mostrar que têm a confiança da câmara eleita da Câmara dos Comuns. Votações em orçamentos e outros gastos são consideradas medidas de confiança e, se um governo perde um, ele cai. Em praticamente todos os casos, uma campanha eleitoral começa imediatamente.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.