A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, demitiu na quinta-feira Pamela Hicks, conselheira geral do Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF).
“Hoje mais cedo, recebi uma notificação oficial do Procurador-Geral dos Estados Unidos de que eu estava sendo removido do meu cargo de Conselheiro Chefe da ATF e meu emprego no Departamento de Justiça foi encerrado”, disse Hicks em uma declaração nas redes sociais confirmando a notícia.
“Tive o privilégio de servir no serviço público federal por quase 28 anos, incluindo 23 como advogado do Departamento de Justiça”, Hicks continuou. “Servir como Conselheiro Chefe da ATF foi a maior honra da minha carreira e trabalhar com as pessoas da ATF e em todo o Departamento foi um prazer.”
A Gun Owners of America disse que Hicks “supervisionou a aplicação de todas as violações da Segunda Emenda cometidas por Biden desde que assumiu o cargo em 2021”.
A notícia veio depois que o conselheiro geral do FBI renunciou no início deste mês, enquanto o governo Trump busca novos rostos para ocupar cargos importantes nos próximos quatro anos, informou o The Washington Post .
A demissão ocorreu depois que o presidente Donald Trump ordenou esta semana que todos os procuradores dos Estados Unidos restantes da era Biden fossem demitidos — uma medida comum quando um novo governo assume.
“Nos últimos quatro anos, o Departamento de Justiça foi politizado como nunca antes”, escreveu Trump nas redes sociais. “Portanto, instruí a demissão de TODOS os procuradores dos EUA restantes da ‘Era Biden’. Precisamos ‘limpar a casa’ IMEDIATAMENTE e restaurar a confiança. A Era de Ouro da América deve ter um Sistema de Justiça justo — ISSO COMEÇA HOJE!”