‘Pessoas estão sendo mortas por causa da fé’, diz Portas Abertas
Em comunicado publicado na última segunda-feira, 3, a organização internacional Portas Abertas alertou para a gravidade da perseguição religiosa na Nigéria, país que reúne cerca de 70% dos casos de cristãos mortos por causa da fé no último ano. Segundo a entidade, “a perseguição é real e está se espalhando” no país.
O levantamento mais recente destaca que dos 4,4 mil cristãos mortos no mundo por causa da fé no último ano, 3,1 mil foram nigerianos. O país também lidera o número de sequestros de cristãos: 2,8 mil dos 3,7 mil casos registrados globalmente.
A Portas Abertas afirma acompanhar diariamente a situação dos cristãos nigerianos e ressalta que “em toda a região do Cinturão Médio e no Norte da Nigéria, os cristãos enfrentam uma campanha de violência tão contínua e direcionada que comunidades inteiras estão desaparecendo”.
A entidade também destacou a desproporção entre o número de vítimas cristãs e muçulmanas. De acordo com seus dados, “a razão simples entre cristãos e muçulmanos mortos foi de 2,7 cristãos para cada muçulmano”. Quando ajustado para o tamanho das populações, “um cristão tinha 6,5 vezes mais chance de ser morto do que um muçulmano” entre 2019 e 2023.