‘É fácil, infelizmente, queimar a casa. Leva um pouco de tempo para reconstruí-la e é isso que temos que fazer’, disse Vance
Falando na sessão de abertura do Comitê de Ação Política Conservadora (CPAC) na manhã de quinta-feira, o vice-presidente JD Vance elogiou o sucesso do governo Trump em seu primeiro mês de restauração da “segurança e prosperidade” ao povo americano, o que ele disse ser o “objetivo fundamental” do presidente.
Uma semana após seu discurso inflamado para líderes políticos europeus em Munique, Vance falou diante de uma plateia lotada no National Harbor, Maryland, em um discurso estilo conversa com um organizador do CPAC.
Ele disse que Trump reconhece que “temos um mandato histórico em algumas questões”, que ele disse serem reprimir a imigração ilegal, restaurar o domínio energético americano e cortar o desperdício desenfreado de dinheiro dos contribuintes por meio do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) . Ele brincou que em seus primeiros 30 dias no cargo, o presidente Donald Trump assinou “mais ordens executivas do que a CNN tem espectadores”.
Abordando a crise migratória , Vance disse: “Temos que proteger a fronteira sul e, graças às ações [de Trump], as travessias de fronteira caíram mais de 90%, e estamos apenas começando.”
Logo após o governo designar vários grupos criminosos de migrantes — incluindo Tren de Aragua e MS-13 — como organizações terroristas estrangeiras , Vance disse que a mensagem de Trump aos criminosos migrantes é “saiam do nosso país porque sua carona grátis acabou… vocês não são bem-vindos”.
Sobre a energia e a economia americanas, Vance disse que Trump “reconhece que precisamos realmente desbloquear o motor do crescimento americano”.
“Precisamos voltar a ter uma economia crescente que crie bons empregos e altos salários para o povo americano, e muito disso remonta ao ‘perfure, baby, perfure'”, disse ele enquanto a multidão irrompeu em aplausos.
O vice-presidente também criticou os gastos governamentais desnecessários durante o governo Biden .
“Por que estamos gastando dinheiro em projetos de arte progressistas e modernos centrados em banheiros no Afeganistão? Isso é algo que seus impostos estavam financiando até muito recentemente”, disse Vance. “E acho que todos nós estamos sentados e perguntando: ‘O que diabos estamos fazendo com o dinheiro do povo americano nos últimos quatro anos?'”
“É fácil, infelizmente, queimar a casa. Leva um tempinho para reconstruí-la e é isso que temos que fazer”, ele continuou.
“Olha, o objetivo fundamental da nossa política de imigração, da nossa política de fronteira, do DOGE economizando dinheiro do contribuinte, o objetivo fundamental é que queremos que seus filhos e netos sejam capazes de criar uma família em segurança e conforto no país que todos nós amamos”, explicou Vance. “Esse é todo o objetivo da agenda do presidente Trump.”
Vance recebeu uma grande ovação de pé depois que o organizador do CPAC mencionou seu discurso em Munique , no qual ele falou sobre a necessidade de a Europa seguir o exemplo de Trump de restringir a imigração ilegal e restaurar a liberdade de expressão.
“Não podemos reconstruir a civilização ocidental; não podemos reconstruir os Estados Unidos da América ou a Europa deixando milhões e milhões de imigrantes ilegais não investigados entrarem em nosso país. Isso tem que parar. Graças a Deus parou aqui. Mas tem que parar lá”, disse ele.
“O governo Biden fez mais para destruir a liberdade de expressão, não apenas nos Estados Unidos, mas também na Europa, do que qualquer governo na história americana”, ele continuou. “Eu nem estou culpando os europeus. Na verdade, estou dizendo que vocês seguiram a liderança de Joe Biden na censura e na migração em massa. Sigam a liderança de Donald J. Trump e isso é liberdade de expressão, fronteiras e soberania. Esse é o futuro para nossa civilização compartilhada.”