“Esses primeiros resultados recordes certamente sugerem que o novo FBI está caminhando na direção certa.”
No primeiro mês completo após Kash Patel ser confirmado como diretor do FBI em 20 de fevereiro, o FBI recebeu um número recorde de novas inscrições de agentes.
5.577 novos pedidos foram protocolados em março, depois que 2023 viu uma média mensal de 2.797 pedidos, e a média mensal de 2024 foi de 3.383. O mês mais recente que viu um número se aproximando de março foi abril de 2016, quando 5.283 pedidos foram protocolados, informou a Fox News .
“O diretor Patel e o vice-diretor Bongino deram grande ênfase à restauração da confiança na aplicação da lei federal e ao aumento do recrutamento de novos agentes”, disse o porta-voz do FBI Ben Williamson à Fox News Digital. “Esses primeiros retornos recordes certamente sugerem que o novo FBI está indo na direção certa.”
“O número recorde de candidaturas a empregos do FBI em março mostra que as pessoas estão inspiradas pelo comprometimento de Kash Patel em restaurar a integridade e a eficácia do bureau”, acrescentou a conselheira de Patel, Erica Knight. “Os americanos estão depositando sua confiança em sua liderança para reconstruir o FBI e manter nossas comunidades seguras. … isso é apenas o começo. Kash está dedicado a criar um FBI mais forte e confiável que sirva ao povo americano da maneira que sempre foi pretendido”, disse Knight.
Em maio de 2024, o deputado Jim Jordan (R-OH) enviou uma carta ao FBI sobre sua ênfase em DEI na contratação e as consequências disso no recrutamento. Ele declarou:
No Dia da Posse, o Presidente Biden emitiu sua primeira Ordem Executiva promulgando programas DEI em todo o Poder Executivo. Poucos meses depois, em 21 de abril de 2021, você anunciou a contratação do primeiro Diretor de Diversidade do FBI, Scott McMillon. Daquele momento em diante, entendemos que o FBI tem lutado para atrair candidatos qualificados o suficiente de todos os grupos-alvo desejados para sustentar sua missão. Isso provavelmente se deve ao FBI redirecionar seus esforços de recrutamento para estatísticas DEI.
Em outubro de 2023, um grupo de agentes especiais e analistas aposentados do FBI, muitos dos quais ocupavam altos cargos de confiança e autoridade dentro do FBI, escreveram um relatório detalhando “tendências alarmantes” no processo de recrutamento e seleção do FBI. O relatório detalhado de 112 páginas destacou várias descobertas preocupantes, incluindo: “As capacidades de aplicação da lei e inteligência do FBI estão se degradando porque o FBI não está mais contratando ‘os melhores e mais brilhantes’ candidatos para preencher a posição de agente especial do FBI. … Um número crescente de candidatos de qualidade inferior — descritos por uma fonte como ‘migalhas de pão’ porque foram rejeitados por outras agências federais de aplicação da lei — estão se candidatando para se tornarem agentes especiais do FBI; e o FBI está selecionando esses candidatos para se tornarem agentes especiais do FBI porque eles satisfazem a prioridade do FBI de atender aos mandatos de diversidade, equidade e inclusão (DEI) … Os números de contratação de agentes especiais do FBI estão caindo, provavelmente devido ao declínio da confiança da nação no FBI e uma diminuição correspondente no número de indivíduos interessados em se candidatar ao FBI para emprego.”