Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 23 dezembro, 2024
Início » O que aconteceria se Justin Trudeau renunciasse?

O que aconteceria se Justin Trudeau renunciasse?

Por Alexandre Gomes

Na última sexta-feira, o líder de um partido político canadense que apoia o primeiro-ministro Justin Trudeau declarou que votaria a favor de uma moção de desconfiança, o que praticamente garantiria a saída dos liberais do poder no começo do ano que vem. Trudeau tem enfrentado crescente pressão para deixar o cargo desde que a Ministra das Finanças, Chrystia Freeland, se demitiu devido a um conflito político na segunda-feira.

Aqui estão algumas possíveis consequências para o Canadá:

O que ocorreria se Trudeau renunciasse?

Se Trudeau decidisse renunciar, o Partido Liberal escolheria um líder interino para assumir a função de primeiro-ministro até que uma convenção especial de liderança fosse realizada. No entanto, essas convenções costumam levar meses para serem organizadas. Se uma eleição fosse convocada antes disso, os liberais estariam sob a liderança de um primeiro-ministro interino que não foi eleito pelos membros do partido, uma situação inédita no Canadá. Embora os liberais pudessem tentar organizar uma convenção mais rápida, isso provavelmente geraria protestos de candidatos que se sentiriam em desvantagem.

Não seria possível nomear Chrystia Freeland como primeira-ministra permanente de imediato, pois, segundo a tradição, o líder interino não concorre ao cargo de líder do partido.

Trudeau poderia ser forçado a sair pelo seu próprio partido?

Ao contrário do sistema britânico, onde líderes partidários podem ser removidos rapidamente por seus colegas parlamentares, o líder do Partido Liberal é escolhido por uma convenção de membros. Isso significa que não há um mecanismo formal para forçar Trudeau a sair, caso ele deseje continuar. No entanto, se membros de seu gabinete e um número significativo de legisladores pedissem sua saída, ele poderia perceber que sua posição se tornaria insustentável.

Trudeau poderia ser forçado a sair pelo Parlamento?

Os governos canadenses precisam demonstrar que possuem a confiança da Câmara dos Comuns. Votações sobre o orçamento e outras despesas são consideradas medidas de confiança, e, caso o governo perca uma dessas votações, ele cairia. Em tais casos, uma campanha eleitoral seria imediatamente convocada. Além disso, partidos da oposição podem apresentar moções de desconfiança a qualquer momento, o que também poderia forçar a saída de Trudeau.

Com a Câmara dos Comuns em recesso até 27 de janeiro, a votação de confiança poderia ocorrer no final de fevereiro ou março, já que levaria algumas semanas para a oposição propor uma moção.

Existem outras maneiras de Trudeau ser forçado a sair?

A autoridade constitucional máxima no Canadá está com a Governadora Geral, Mary Simon, que é a representante do Rei Charles. Embora teoricamente ela pudesse remover Trudeau, isso não aconteceria na prática, já que “a governadora geral não demitirá um primeiro-ministro que ainda tenha a confiança da Câmara dos Comuns”, afirmou Philippe Lagasse, professor de direito constitucional da Universidade Carleton, em Ottawa.

Como Trudeau poderia sobreviver?

O Partido Liberal de Trudeau ocupa uma minoria de assentos na Câmara, o que significa que depende do apoio de outros partidos para governar. Até o momento, o New Democratic Party (NDP), que busca atrair os mesmos eleitores que os liberais, tem ajudado Trudeau a manter o poder, mas agora esse apoio está sendo ameaçado. O líder do Bloc Québécois afirmou que Trudeau não sobreviveria a um voto de desconfiança, caso fosse realizado no início de 2025.

O que mais Trudeau poderia fazer para evitar a queda?

Uma possível estratégia seria prorrogando o Parlamento, o que encerraria formalmente a sessão atual e daria a Trudeau mais tempo para lidar com a situação. Com isso, o retorno da Câmara seria adiado por várias semanas, permitindo ao governo apresentar um novo plano para administrar o país. Embora essa medida atrasasse uma moção de desconfiança, ela poderia irritar ainda mais os legisladores liberais, especialmente se Trudeau continuasse como primeiro-ministro.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.