A primeira reunião do DOGE Caucus será na terça-feira.
Um copresidente do caucus DOGE do Congresso da Câmara dos Representantes disse que há “motivação real” por trás da realização de sua missão de cortar o déficit federal.
O deputado Blake Moore, republicano de Utah, é vice-presidente da Conferência Republicana da Câmara e o sexto republicano mais votado na Câmara, e recentemente se juntou aos deputados Aaron Bean, republicano da Flórida, e Pete Sessions, republicano do Texas, na liderança do caucus.
O nome do grupo é uma sigla para Delivering Outstanding Government Efficiency, coincidindo com o Department of Government Efficiency (DOGE), um novo painel consultivo encomendado pelo presidente eleito Trump e liderado por Elon Musk e Vivek Ramaswamy.
A primeira reunião do caucus está marcada para terça-feira. Moore disse que espera que eles possam “criar alguma estrutura sobre o que queremos realizar e definir algumas primeiras vitórias fáceis”.
Ele não deu mais detalhes sobre quais seriam essas vitórias, mas sugeriu que um dos principais objetivos do grupo seria entregar recomendações a Musk e Ramaswamy sobre como tornar o governo federal mais eficiente.
“Temos pessoas que têm ótimas ideias de seus vários comitês sobre coisas, áreas nas quais podemos encontrar eficiências, e simplesmente colocar tudo no papel e, eventualmente, você sabe, fornecer algumas recomendações”, disse Moore.
O republicano de Utah está esperançoso de que sua posição única como membro da liderança da Câmara lhe permitirá ser um canal entre a bancada e outros líderes do Congresso.
“Eu estava procurando outra oportunidade para ajudar a servir a conferência”, disse Moore sobre sua decisão de se tornar um copresidente. “Há uma tonelada de trabalho bipartidário que já foi feito sobre esse tipo de coisa por anos antes disso. Precisávamos desse momento como um catalisador para fazê-lo. Então, estou muito feliz por fazer parte da equipe de liderança.”
Ele também sugeriu que o entusiasmo pelo DOGE era diferente de tudo que ele já tinha visto em iniciativas governamentais anteriores.
“Há uma motivação real por trás disso, e o povo americano é galvanizado por isso. Por exemplo, eu sou o presidente, copresidente do caucus de esqui e snowboard. Utah tem… tem o melhor esqui – a melhor neve do planeta e tudo mais. Isso não chama a atenção”, disse Moore.
“Mas eu me tornei um copresidente também do DOGE Caucus , e você pode perceber um interesse generalizado nisso tanto da mídia em casa [quanto] dos eleitores. Temos que honrar isso.”
Moore também rejeitou preocupações de que a marca DOGE, inspirada em memes da internet, possa fazer com que as pessoas a levem menos a sério, argumentando que isso ajudará a deixar os americanos entusiasmados com a missão.
“Doge” também é o nome de um meme da internet popular na década de 2010, retratando um Shiba Inu e frequentemente acompanhado de frases em inglês quebrado representando o suposto monólogo interno do cão.
Musk não escondeu sua afinidade pelo meme, e até mesmo cunhou o nome “Department of Government Efficiency” ao postar referências a ele no X, antigo Twitter, antes de Trump torná-lo realidade. Ele também promoveu uma criptomoeda de mesmo nome.
“Nunca vi tanta animação e engajamento dos meus eleitores”, disse Moore. “O fato de ser o Doge, acho que é assim que as pessoas se conectam agora. Tipo, você sabe, isso é uma coisa boa porque torna isso relacionável. E então acho que é definitivamente algo que faz as pessoas rirem um pouco e simplesmente encontrarem a ironia nisso.”
“Tudo o que pode chamar a atenção das pessoas, você tem que usar isso para o bem. Então você tem potencial para impacto.”